Sistemático: Edição 1580 – 11/07/2013


Notícias


UFMG E OI INICIAM PROCESSO DE PORTABILIDADE DE RAMAIS TELEFÔNICOS

O CECOM e a Oi iniciaram o processo de “portabilidade reversa”, tecnicamente chamado de PPO – sigla em inglês para “Portabilidade Para Origem”, dos seus circuitos e números utilizados na telefonia fixa. Os serviços de telefonia fixa utilizados nas centrais telefônicas eram fornecidos pela Oi, passaram para a Embratel e, agora, após processo licitatório, retornam à Oi. Estes serviços englobam ligações locais e de longa distância nacional e internacional. A ligação para acessos da telefonia móvel serão feitas através da Embratel, que venceu o processo licitatório aberto para prestação exclusiva deste serviço.

A execução da portabilidade começou no último sábado, quando foram migrados os circuitos que atendem ao Campus Saúde e que atendem também ao Conservatório, Escola de Arquitetura e Faculdade de Direito. No próximo sábado, dia 13, deverão ser migrados os circuitos que atendem ao Campus Pampulha. Museu de História Natural, Centro Cultural e Instituto de Ciências Agrárias serão atendidos durante a próxima semana.


CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O Centro de Computação está promovendo licitação para contratação de serviço móvel de acesso à Internet através de utilização de dispositivos tipo mini-modem.

A sessão de abertura da licitação está marcada para o dia 30 de julho, sob a responsabilidade do pregoeiro Renato Adriano Pires Domingos.

Esse processo visa substituir o contrato em vigor com a operadora Vivo.


CONTINUAM OS TRABALHOS DE INSTALAÇÃO DO NOVO AR CONDICIONADO DO CECOM NO SUBSOLO

Desde o início do mês de abril, o DEMAI – Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura – está gerenciando os trabalhos de substituição do sistema de ar condicionado instalado no subsolo do prédio da Reitoria, na área da Divisão de Controle do Processamento do CECOM.

Os trabalhos para colocação do novo sistema de ar condicionado foram iniciados na casa de máquinas da DCP, com a instalação da tubulação que passa pelo corredor em direção ao Almoxarifado do CECOM até a área externa do prédio onde estão sendo instalados os condensadores.

A retirada das antigas máquinas da central foi realizada entre os meses de maio e junho, como também foi feito o transporte das máquinas para o depósito do DLO, para futuro leilão.
Após a instalação das 2 novas máquinas, doadas pela Faculdade de Medicina, foram iniciados os testes de ruídos, numa tentativa de reduzir o barulho no ambiente do subsolo, principalmente, durante o horário de expediente. Por enquanto, a máquina com maior ruído está sendo desligada durante o dia, no período de 8h às 16h30, e religada à noite. Nesse período, a máquina silenciosa é desligada e ligada no dia seguinte. A equipe do DEMAI está estudando uma forma do trabalho liga-desliga ser automático.

Os canos de água e as bombas d’água da casa de máquinas, na área da DCP, já foram retirados, restando agora, o encanamento do corredor até a torre de arrefecimento, o que já está sendo feito. Esta semana, a torre de arrefecimento foi desmontada e retirada, devendo também ser recolhida para o depósito do DLO.


O local onde serão instalados os novos condensadores


A torre de arrefecimento desmontada

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Lucas Silveira Bacelete de Souza pediu demissão do quadro do CECOM no dia 30 de junho.

Lucas Bacelete entrou para o CECOM em fevereiro de 2013, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde permaneceu até a sua saída.


Lucas Bacelete

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se de Horácio Nelson Fernandes Lacerda, aluno do curso de Matemática.

Horácio iniciou seu estágio no dia 10 de julho, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, onde já está participando das atividades de atendimento aos usuários administrativos.


Horácio Lacerda

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de junho de 2013, foram registrados 14.263 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.




DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Novidades musicais de todos os tempos. Clique.

– Este não é um blog operacional, é uma alternativa. Trata-se de um depósito virtual de discos, de preferência nacionais alternativos e independentes. Leia mais.

– “A idéia deste blog é recuperar o acervo do Loronix – http://loronix. blogspot.com/ – um blog fantástico que publicou milhares de discos raros. Como o Zeca Louro deixou de dar manutenção no blog, ele parou de funcionar e todos nós, amantes da música brasileira, ficamos órfãos do Loronix. Recuperei e armazenei todas as mensagens e comentários. Além disso, tenho uma boa parte do acervo, mas nem todo ele. Os discos que eu não tiver serão marcados com “Não tenho”, formando uma lista de desejos que espero que vocês ajudem a manter. Saiba mais no endereço.”

– Dica do Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC: Este site tem como objetivo principal divulgar, de forma gratuita, fotos e dados de adultos, jovens e crianças desaparecidas. Apesar de não haver dados oficiais de quantas pessoas desaparecem por ano no Brasil, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República estima que cerca de 40 mil desaparecimentos são registrados ao ano em todas as delegacias do território nacional. Saiba mais.

– Dica do Gustavo Aurélio, da DRC: Jogo FREE Perspective. Nesse jogo você cria ambientes em 2D com seu ponto de vista em 3D, assim completando os desafios. Assista ao vídeo no endereço e download.

– Dica do Fernando Frota, da DRC: O que é um CD de recuperação? Um “rescue CD antivírus” ou CD de recuperação é um CD ou DVD com antivírus. Estes CDs ou DVDs são perfeitos para a varredura do computador sem carregar o Windows ou outro software do sistema operacional. Muitos dos vírus mais desagradáveis são projetados para corromper arquivos importantes do sistema Windows e que pode realmente causar estragos em uma máquina. Muitos dos vírus manipulam arquivos do Windows impedindo que ele execute aplicativos, instale novos programas, atualize ou execute antivírus. Leia mais. Download de vários antivírus no endereço.



PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR INSCREVE ATÉ SEXTA

Termina nesta sexta-feira, 12, o prazo para inscrições ao programa de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular UFMG 2014 para os cursos que exigem provas de habilidades específicas.

O programa é destinado a candidatos que, em decorrência de sua condição socioeconômica, não podem arcar com o pagamento da taxa de R$ 110. A isenção poderá ser integral ou de 50%, e as inscrições no programa devem ser realizadas pelo site www.ufmg.br/copeve.

Os candidatos ao programa de isenção devem preencher na internet formulário socioeconômico e providenciar documentação que comprove a situação econômica de seu grupo familiar.

Com a adesão da UFMG ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, os candidatos às vagas de graduação presencial, inclusive remanescentes de transferência e obtenção de novo título, serão selecionados em uma única etapa, exclusivamente com base nos resultados do Enem 2013.

Apenas os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Móveis, Dança, Design, Design de Moda, Música e Teatro farão, além do Enem, as provas de habilidades específicas, elaboradas e aplicadas pela UFMG. Esses candidatos deverão se inscrever, no período de 19 de agosto a 19 de setembro de 2013, para essa segunda etapa na Universidade. As provas de habilidades serão aplicadas de 13 a 15 de janeiro de 2014.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/029057.shtml – 10/07/2013)

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROJETO DE FÉRIAS NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA

Estão abertas as inscrições para o projeto Férias na Estação, que será realizado na Estação Ecológica da UFMG, no campus Pampulha, dos dias 15 a 30 de julho. As inscrições, gratuitas e limitadas a 30 vagas por turno de atividades – das 9h às 11h30 e das 15h às 17h, de segunda a sexta-feira -, devem ser efetuadas pelos telefones (31) 3409-2296 e 3409-2295. Não há limitação de idade.

O projeto Férias na Estação coloca à disposição da comunidade mais uma opção de lazer contemplativo, práticas esportivas na natureza e atividades relacionadas à educação ambiental. Os visitantes serão acompanhados por monitores universitários em uma caminhada agradável pelas trilhas interpretativas da Estação Ecológica, onde serão abordados temas relacionados aos biomas Cerrado e Mata Atlântica, conservação ambiental, ocupação urbana e educação ambiental.

A trilha inclui ainda o Circuito Aventura, que propicia aos visitantes a travessia por uma ponte de cordas de 74 metros de comprimento. …

O projeto Férias na Estação é realizado pela Estação Ecológica da UFMG com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. Outras informações no site www.ufmg.br/estacaoecologica ou pelo e-mail eeco@reitoria.ufmg.br.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 10/07/2013)

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, nº 21, de 15/07/1993, publicou notícias sobre apoio do CECOM à eleição para Reitor, aquisição de softwares, curso de MASP, concurso da Fundep, cursos da Fale, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CONCURSO ARRUMAÇÃO

Ontem após a reunião da CPQ – Comissão do Projeto Qualidade, foi realizada reunião do grupo que fará a avaliação do Concurso Arrumação do CECOM.
O grupo está composto por: Eduardo Henrique Lima, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e uma usuária do CECOM convidada, Maria Aparecida Santos e Santos, do DSG, que já possui experiência na condução de projeto semelhante naquele departamento.
No Concurso Arrumação serão avaliados os três primeiros “S” da teoria dos “5S”, quais sejam: limpeza, ordenação e utilização.
Na reunião do grupo, foi elaborada a relação de objetos a serem verificados. A verificação e pontuação das salas serão feitas amanhã, dia 16, a partir das 9h15.
Em paralelo à avaliação será feita a filmagem das instalações do CECOM, 1 (um) ano após a filmagem inicial que deu partida à adoção no CECOM dos conceitos de TQC.
Após a avaliação das salas, as planilhas dos três avaliadores do grupo serão cruzadas, para obtenção do resultado final, que indicará a sala vencedora do concurso.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Edgard Eustáquio de Morais, no dia 18; e para os ex-ceconianos: Paulo Couto Lessa, no dia 12; Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14; Alberto Moreira dos Santos, no dia 16; Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18.


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No período de 1º a 05 de julho/2013, os analistas João Carlos Lages, Ronaldo Araújo Costa e Fábio Luiz de Morais estiveram em João Pessoa, na Paraíba, participando de treinamento da Escola Superior de Redes. As fotos desta semana foram tiradas durante a viagem, com a máquina do Ronaldo.


Ronaldo à frente do prédio da Escola Superior de Redes


Ronaldo


Fábio e João Carlos em sala de aula


Fábio, Ronaldo e João Carlos