Sistemático: Edição 1591 – 21/11/2013


Notícias

EQUIPE DE PROCESSOS DA DTI PARTICIPA DE EVENTO EM BRASÍLIA-DF

Dois analistas, membros da futura equipe de processos e segurança da informação da DTI, Ronaldo Araújo Costa, da DSI/Cecom, e Karina Flaviana Ribeiro, do LCC, participaram do Seminário Anual 2013 do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação – SISP, em Brasília-DF, nos dias 19 e 20 de novembro de 2013, nas instalações da Escola de Administração Fazendária – ESAF.

Este evento é realizado anualmente pelo Órgão Central do SISP, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, do Governo Federal, e tem por objetivo reunir os profissionais ligados às áreas de tecnologia e de informações do SISP, para alinhamento nos temas centrais das disciplinas e eixos temáticos do SISP. “As constantes atualizações nos normativos voltados às áreas de contratações em TI, segurança da informação, governança de TI, interoperabilidade interna e externa de dados e informações da Administração; surgimento e aprimoramento das metodologias e técnicas de execução das atividades de TIC e a exigência de alinhamentos estratégicos para o Estado bem como para as áreas envolvidas na gestão da TIC, contemplam o objetivo central do Seminário Anual do SISP” (conforme http://www.seminariosisp2013.net).

A UFMG, que é um órgão seccional do SISP, participou este ano, através dos dois analistas da equipe da DTI, visando tanto este alinhamento aos temas centrais do SISP, quanto a melhoria de suas práticas de gestão e governança de Tecnologia da Informação (TI). A equipe participou de três palestras comuns a todos os participantes do evento, e também das seguintes Salas Temáticas, previamente escolhidas: Aspectos do SISP além da TI; Estratégias de TI e Comunicações; SISP e as Empresas Públicas; Segurança; Ambientes Integrados de Participação Popular, Prestação de Serviços e Comunicação; SISP e Boas Práticas de TI. Além disso, participou, como parte do evento, do Grupo de Trabalho sobre o Geplanes, que é o software público adotado pela DTI para apoiar o planejamento e a gestão estratégica de TI.


COMISSÃO ELEITORAL HOMOLOGA RESULTADO DE CONSULTA À COMUNIDADE PARA ESCOLHA DO REITOR E VICE DO QUADRIÊNIO 2014-2017

A Comissão Eleitoral homologou o resultado da consulta à comunidade acadêmica que subsidiará a escolha do reitor e vice-reitor que vão dirigir a UFMG no quadriênio 2014-2017. Conforme o artigo 33 do Regulamento do processo, o prazo para encaminhamento de recursos terminou às 17 horas desta quarta-feira, dia 20. Não foram apresentados recursos ao resultado.

A chapa 2, formada por Jaime Arturo Ramírez e Sandra Regina Goulart Almeida, obteve 53,42% dos votos válidos, e venceu o segundo turno da consulta.

Nos próximos dias, a Comissão Eleitoral encaminhará o relatório final do processo ao Colégio Eleitoral, por meio da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods). Assim que encaminhar o relatório, a Comissão Eleitoral dará por encerradas as suas atividades.

No dia 3 de dezembro, o Colégio Eleitoral se reúne para a formação das duas listas tríplices, uma para o cargo de reitor e a outra para o de vice-reitor. A reunião formaliza o término do processo de consulta no âmbito da Instituição. O Colégio Eleitoral é composto pelos integrantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Curadores.

Depois de elaboradas, a listas tríplices serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/031047.shtml – 21/11/2013)


UFMG SEDIA I ENCONTRO NACIONAL DOS AUXILIARES

,A UFMG está realizando hoje, dia 21 de novembro, o I Encontro Nacional dos Auxiliares. Trata-se de um evento que busca debater a situação dos ocupantes destes cargos, a partir da implantação do Plano de Carreira, particularmente no que diz respeito à realidade ocupacional e funcional destes servidores, referenciado pelas vicissitudes do processo de racionalização de cargos, previsto no Plano.

Passados oito anos da aprovação do PCCTAE, a racionalização ainda não foi implementada, basicamente em função de reiteradas negativas por parte do executivo federal. Como os Auxiliares em Administração representam um quantitativo expressivo de servidores, o Encontro pode ter um efeito positivo no encaminhamento das negociações envolvendo a racionalização.

O evento, promovido numa parceria entre o Sindifes, Fasubra, CIS e PRORH, está contando com a participação de Auxiliares em Administração e Auxiliares em Enfermagem. Está presente ao encontro Vicentina Maria Queiroz, da Divisão de Apoio Administrativo do CECOM.


DRH PROMOVE CURSO GESTÃO DE ARQUIVO

O Departamento de Recursos Humanos coordenou o curso Gestão de Arquivo, destinado a funcionários da UFMG.

O curso, ministrado por Ana Lúcia da Silva Carmo, Arquivista da Fafich, teve início no dia 30/10, com aulas nos dias 01, 04, 08 e 14/11.

Entre os 30 participantes, esteve presente no curso Carolina Santos Alves, do Centro de Computação.



Informativo


 

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO/2013

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro/2013, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.705.234
207
876.262
2.579.703
25.278.366
27.858.069

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
55.008
7
28.202
83.216
815.431
898.647


 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Recomendado pela OMS há décadas, plano de parto ainda é desconhecido no Brasil. Saiba!

– Ebook Free: Apresentando o Windows 8.1 para profissionais de TI. Download!

– Conheça o blog Eu Quero me Casar. Saiba!

– Site Oficial de NeymarJr. Redes sociais pessoais de Neymar Jr se tornam padronizadas a partir de hoje. Veja!

– Eu amo a minha monografia. Blog da disciplina de Metodologia Científica do IHB. Cachorros costumam observar o comportamento humano para aumentar suas chances de sucesso na busca por guloseimas, revela pesquisa italiana. Veja!

– Conforme anunciado no site do DPub-IHB, foi colocado online o Blog Homeopatinhas no dia 07/10/2009. A intenção foi disponibilizar informações sobre Homeopatia veterinária, principalmente em relação aos trabalhos científicos publicados nesta área. Leia!

– Veja Sound of Honda – Ayrton Senna 1989. Aumente o som. Clique!

– Cenas do filme “Gravity”, com Sandra Bullock e George Clooney. Assista!


 

RIVAL BRASILEIRO PARA GMAIL SE CHAMARÁ MENSAGERIA DIGITAL E ESTREARÁ EM 2014

No endereço http://listas.softwarelivre. org/cgi-bin/mailman/listinfo/cisl-comunidade foi divulgada a notícia Rival brasileiro para gmail se chamará Mensageria Digital e estreará em 2014, em 09/09/2013, por Guilherme Felitti. A colaboração é de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM..

AO serviço de e-mails nacional produzido pelos Correios para rivalizar com Gmail, do Google, e Hotmail, da Microsoft, já tem nome e data para estrear. A ferramenta será chamada Mensageria Digital e o plano é que os primeiros usuários criem suas contas a partir do fim do primeiro semestre de 2014, segundo os Correios.

Em entrevista dada ao Tecneira, a instituição afirmou que ainda está analisando o modelo de negócios do serviço e não descarta a venda de publicidade (como faz o Google, por exemplo), para bancar os custos do Mensageria.

O serviço de e-mails, pedido pelo Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, será um desdobramento do Correio Digital, serviço pago de mensagens para empresas que começou a ser desenvolvido em maio de 2012. A divisão responsável pelo Correio Digital (e, consequentemente, pela Mensageria Digital) é composta por 60 profissionais e está alocada em Brasília.

Inicialmente, os Correios afirmam que a certificação digital seria obrigatória para garantir a privacidade das informações trocadas. Ao citar “mudançs de conjuntura”, a instituição diz que está reavaliando a obrigatoriedade, sem explicar quais mudanças são estas.

Bernardo pediu aos Correios o desenvolvimento de um serviço de e-mail nacional após o jornal americano The Washington Post revelar que a agência de segurança americana NSA espiona os conteúdos publicados em populares plataformas americanas, como os serviços do Google, da Apple, da Microsoft, do Facebook e afins.

Um serviço genuinamente nacional de e-mails, segundo Bernardo citado pelo jornal Folha de S. Paulo, poderia mitigar a bisbilhotice americana nas mensagens trocadas entre brasileiros. Pioneiro dos serviços de e-mails no Brasil, o empreendedor Aleksandar Mandi chamou o projeto de “uma viagem”.

O serviço já tem nome?

Correios: Mensageria Digital – o serviço faz parte da plataforma Correio Digital.

Qual o atual estágio de desenvolvimento da ferramenta? Os Correios trabalham com uma data de lançamento?

Os Correios estão desenvolvendo o plano de negócios do serviço. A previsão é disponibilizar até o final do primeiro semestre de 2014.

Quais vantagens o serviço brasileiro de e-mails teria em comparação a rivais como o Gmail, do Google, ou o Hotmail, da Microsoft?

A ideia é desenvolver um serviço que ofereça mais privacidade que os serviços disponíveis hoje.

A criação e manutenção de um serviço do tipo exigem um alto investimento. Os Correios estimam os gastos no serviço? Como o serviço se pagará?

O serviço vinha sendo formatado para atender clientes corporativos, sob pagamento.

A pedido do Ministério das Comunicações, os Correios estão estudando a viabilidade de oferecer o serviço gratuitamente aos cidadãos. Estes custos ainda estão sendo analisados, bem como alternativas para cobri-los, como parcerias com outras empresas e oferta de publicidade, a exemplo do que já fazem grandes provedores.

No primeiro ano de funcionamento, quantos usuários os Correios esperam que adotem o serviço? Os Correios também seriam os responsáveis pela hospedagem do serviço de e-mails?

Essa informação faz parte do plano de negócios, que está em desenvolvimento.

A certificação digital será obrigatória para quem usar o Mensageria Digital?

No projeto inicial da Mensageria Digital, a certificação estava prevista como obrigatória.

Com as mudanças da conjuntura, estamos avaliando criar mais de um produto dentro da Mensageria Digital. Um deles, certamente utilizará a certificação digital. Para os demais, está em avaliação.

O governo pretende custear a certificação digital para os brasileiros?

Ainda está sendo definido.

Qual o tamanho da equipe que está por trás do serviço?

O grupo de trabalho do projeto Correio Digital (incluindo o plano de negócios da Mensageria Digital) foi criado no início de maio de 2012, com 60 profissionais das áreas de negócios, financeira, clientes e tecnologia de Brasília.


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 34, de 18/11/1993, publicou notícias sobre sucessão à Diretoria do CECOM, reunião da Comissão de Padrões Técnicos, Concurso Público da UFMG, Eleição para Reitor, Vestibular da UFMG, lançamento de software, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REMOÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

No dia 16 de setembro, a programadora Erliene Duque Loubaque foi removida para a Biblioteca Central da UFMG, onde está prestando apoio ao projeto de informatização da biblioteca universitária.
Erliene iniciou suas atividades na UFMG em junho de 1991, alocada no Centro de Computação, onde pertenceu à equipe da Divisão de Sistemas Acadêmicos, até a sua saída.
O programador Adyr Rodrigues Nascimento foi remoivido para o Centro de Computação no dia 18 de outubro. Adyr pertencia ao quadro do CECOM desde 1977, onde atuou na Divisão de Operação, Divisão de Produção, Divisão de Sistemas Funcionais e Divisão de Suporte Técnico, até a sua saída para o IGC em fevereiro deste ano. Retornou agora, atuando na Divisão de Sistemas Acadêmicos.

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para: Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Wallison Fabiano de Araújo, no dia 16; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20; e para os ex-ceconianos: Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Álvaro Antônio Fonseca de Souza, no dia 17; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19. Os parabéns em dia para os ex-ceconianos: Vinícius de Souza Santos, no dia 21; José Monteiro da Mata, Caio Henrique Galli dos Santos e Igor Campos Leal, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Álvaro César Leão Teixeira e Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Maria Laura Baptista Rodrigues e Pedro Schetini Cunha, no dia 28.

   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO

A comemoração dos aniversários do último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro) está marcada para o dia 26 de novembro, a partir das 16h, no Espaço de Convivência do 8o andar. Os aniversariantes que ainda não confirmaram a participação na festa, devem fazê-lo o mais rápido possível com a Vicentina, responsável pelo evento.

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversários do terceiro trimestre, organizada pela Vicentina no dia 03/10/2013. O evento teve lugar no Espaço de Convivência do 8o andar e contou com a presença de muitos ceconianos. As fotos são de autoria da Lelé.


O bolo dos aniversariantes


Cristina Queiroz, José Eugênio e Cristina Andrade. Ao fundo: Márcia Lemos, Rosa, Luiz Alberto, Gustavo Henrique Mateus e Alberto Rubens


Márcia Lemos


Wallison e Carol