Sistemático: Edição 1600 – 27/03/2014


Notícias


O SISTEMÁTICO CHEGA À SUA EDIÇÃO 1600

Enfim, O Sistemático conseguiu emplacar a sua edição 1600. A Redação comemora essa nova marca na trajetória do jornal do CECOM nesses 36 anos 9 meses e 11 dias da vida de todos os ceconianos e ex-ceconianos.

O Sistemático foi criado como um periódico de circulação interna no dia 14/06/1977, idealizado pelo Prof. Antônio Mendes Ribeiro, diretor do CECOM, Gestão 1970/1980. O seu primeiro número foi publicado no dia 16/06/1977, sem o seu nome definitivo. Por meio de um concurso interno, Cleuza Maria Bento, funcionária do CECOM na época, ganhou o concurso e batizou o jornal como O Sistemático.

A Redação agradece a todos os seus colaboradores, ceconianos e ex-ceconianos, leitores e amigos. Sem todas essas pessoas e sem o apoio de muitos, ele não conseguiria chegar à esta marca.

Sendo responsável por relatar a vida ceconiana, O Sistemático guarda em suas páginas a trajetória do Centro de Computação da UFMG e de seus funcionários. E espera continuar nesse caminho ainda por muitos anos.


PRA INICIA TESTES PARA O SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO À REITORIA

Segundo comunicado da PRA/Coordenação de Infraestrutura, na próxima segunda-feira, dia 31, terão início os testes de implantação do sistema de controle de acesso ao prédio da Reitoria. Serão testadas as catracas da recepção do prédio, as portas de acesso à PRORH, à CPPD e ao hall do elevador onde ficam os caixas eletrônicos.

No caso da recepção do prédio, uma das catracas permanecerá com o braço desativado de forma a possibilitar o acesso das pessoas que ainda não possuem a Identidade Funcional-IF (servidores) ou a Carteira de Identificação-CI (terceirizados, menores da Cruz Vermelha etc.).

Para que os cartões funcionem adequadamente, todas as pessoas deverão proceder ao seu desbloqueio junto ao portal “minhaufmg” – “Sistemas” – “Aplicações Administrativas” – “Sistema de Controle de Acesso aos Espaços Físicos”.

Oportunamente todo o pessoal terceirizado, menores da Cruz Vermelha e os servidores que ainda não tem a IF serão convocados para o cadastramento.

As regras gerais sobre o sistema poderão ser consultadas no portal minhaufmg.


FUNCIONÁRIA DA DAA PARTICIPA DE TREINAMENTO DO DRH

O Departamento de Recursos Humanos da UFMG promoverá, no período de 07 a 28 de abril, o curso Integração dos Servidores Recém-Admitidos.

A funcionária Thalita Ferreira Drumond, lotada na Divisão de Apoio Administrativo do CECOM, estará participando do curso, que será realizado na Unidade Administrativa 3, DRH, sala 102. As aulas estão marcadas para as datas de 07 a 14/04; 16 e 17/04; e 23 a 28/04, e serão realizadas no horário de 8h30 às 11h.

O curso será realizado com os seguintes conteúdos: Estrutura e Funcionamento da UFMG; Ética; Direitos e Deveres do Servidor; e Atendimento ao Público.



Informativo


 

RECORDAÇÕES DAS EDIÇÕES COMEMORATIVAS DE O SITEMÁTICO

Nada melhor do que relembrar as primeiras páginas das edições comemorativas de O Sistemático:

EQUIPE DO CECOM COMEMORA O Nº1000 DO SISTEMÁTICO

Edição 1000 – 02/09/1999

CECONIANOS COMEMORAM EDIÇÃO 1300 DE O SISTEMÁTICO

Edição 1300 – 20/07/2006

CECOM COMEMORA 30 ANOS DE "O SISTEMÁTICO"

Edição 1340 – 14/06/2007

O SISTEMÁTICO ATINGE UM RECORDE: COMPLETA 1400 EDIÇÕES

EDIÇÃO 1400 – 23/10/2008

EDIÇÃO 1500 – 03/02/2011

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Certificação Linux. O que você precisa saber, na medida certa! Faça seu curso aqui. Saiba mais.

– A dengue é um problema de todo o país e é imprescidível a colaboração da população para evitar a profiliferação do mosquito e impedir o avamço da epidemia. Leia mais sobre o assunto.

– Viciou no jogo 2048? Então jogue on line.

– Seminário 1964 – 50 anos depois. O Instituto Moreira Salles transmite ao vivo na internet, com exclusividade, o Seminário 1964: 50 anos depois, realizado no Sesc Consolação, em São Paulo, pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e pelo Sesc. A transmissão integra a programação do IMS sobre os 50 anos do golpe militar. Veja.

– O Museu da História do Computador (CHM), anunciou que, com a permissão da Microsoft Corporation, foi disponibilizado código-fonte original para dois programas históricos: MS-DOS, o “Disk Operating System” de 1982 para computadores pessoais compatíveis com IBM e Word (processador de texto) para Windows, a versão baseada em Windows, de 1990. Download.

– Mapa dos cabos de comunicação submarino pelo mundo. A TeleGeografia de cabos submarino foi atualizado em 2014. A última edição retrata 285 sistemas de cabos que estão atualmente ativos ou deve entrar em serviço em 2015. O mapa mostra as rotas de 263 que estão em serviço e 22 cabos submarinos planejados. A cor de cada país é de acordo com o número de ligações no sistema internacional de cabos submarinos que estão conectados. Capitais, localização e direção de 44 conexões de cabo, a partir de 06 de dezembro de 2013, também estão registrados. Veja.

– Destroços submarinos do “USS Mohawk Coast Guard Cutter” no Golfo do México. Excelente vista sobre o arco, a arma do convés, e alguns dos componentes de chaminés que repousaram durante o naufrágio. Acima da câmera nada um membro da equipe de aquisição de dados. Veja.

– Dica da Rita da Glória Correa, do Cedecom/UFMG: “O que recolhemos? Cobre, alumínio, metais em geral, sucata de ar condicionado, cabos elétricos, motores elétricos, placas eletrônicas, eletroeletrô-nicos, informática e outros. Quero fazer uma doação! Aceitamos doações de todos os itens listados. Se você quer doar, entre em contato conosco e faça uma avaliação. Clique.

 

OBRAS PARA IRRIGAÇÃO DO CAMPUS PAMPULHA CHEGAM AOS GRAMADOS DA FAFICH, FACE E REITORIA

As obras de abertura de valas para implantação dos tubos do sistema de irrigação do campus Pampulha chegarão nos próximos dias às áreas de gramado em frente à Reitoria, à Face (incluindo o jardim) e da Fafich.

Os trabalhos tiveram início logo depois do carnaval, a partir do canteiro central da Avenida Mendes Pimentel, e incluem instalação, além de malha de tubulação, de aspersores de diversos tipos. Os trechos isolados são delimitados com cavaletes e fitas zebradas.

A obra é contratada pelo Departamento de Gestão Ambiental, da Pró-reitoria de Administração.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/032507.shtml – 26/03/2014)


 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, no 10, de 17/03/1994, publicou notícias sobre novo Diretor do CECOM, novo Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, alteração de senhas, chamada para publicação de artigos técnicos no Sistemático, 42o ENANUNI, além do artigo “ACCESS – Uma experiência em GUI”, de João Carlos Lages. A notícia que se destacou foi:

NOVO REITOR DA UFMG

O novo Reitor da UFMG, Professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, assumiu o cargo no último dia 15, em solenidade realizada no Auditório da Reitoria.
Ontem, em seu primeiro dia de trabalho, ele visitou todos os andares do prédio da Reitoria, cumprimentando a todos.
O CECOM foi visitado pelo Professor Tomaz e pelo Vice-Reitor, Professor Jacyntho Lins Brandão, em suas dependências do 8o andar e subsolo.
O CECOM dá as boas vindas aos dois.

   


Eventos


   

   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE

Será realizada hoje, dia 27, a partir das 16h, no Espaço de Convivência do CECOM, no 8o andar do prédio da Reitoria, a comemoração dos aniversários dos funcionários do CECOM e do LCC do primeiro trimestre do ano.

Serão comemorados os aniversários de:
Mês de Janeiro: Ronaldo, Diego Jessé, Guilherme Henrique, Elvira, Flávia, Eliz, Selma e Helvécio.

Mês de Fevereiro: Márcia França, Maíra, Jéssica, Márcio Viana, Rafael Rocha, Maria Helena, Takeda, João Otávio, Leandro Campos e Luiz Alberto.

Mês de Março: Carlos Alfeu, Fábio, Marquinhos, Priscila, Max, Rogério Lopes, Emerson, Mário, Raquel, Charles e Lelé.


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Augusto Pinho Gomes, no dia 27; Douglas do Couto Teixeira, no dia 28; Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29; Alda Batista, Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; César de Almeirda Correia, Hélio Teixeira da Costa e Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o de abril; Solange Teixeira de Oliveira, no dia 02; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Geovane Ferreira Piccinin e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03.


   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No último dia 20, foi realizada na Sala de Convivência do CECOM, no 8o andar, a despedida do Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua do cargo de Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG. Durante o evento, falaram o Prof. Clarindo, o Prof. Diógenes Cecílio, novo Diretor de TI, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM. As fotos são de autoria da Lelé e da Vicentina.


O bolo de despedida


A chegada do Prof. Clarindo


Despedida do Prof. Clarindo


Rafael Rocha, Walison, Carlos Alfeu, Denise, Vitor, Cláudio Costa, Ronaldo e Márcia Lemos


A fala do Prof. Diógenes


Eliz, Max e João Carlos


Karina, Zeferino, Leonardo e Lucas