Sistemático: Edição 1611 – 17/07/2014


Notícias


CECOM APRESENTA NOVA PROPOSTA DE TESTES AUTOMATIZADOS PARA O SYNERGIA

No dia 11 de julho, a equipe de desenvolvimento do framework de testes automatizados da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), apresentou para a equipe do Synergia a nova proposta do projeto de testes. O Synergia é o Laboratório de Engenharia de Software do Departamento de Ciência da Computação da UFMG que oferece serviços de desenvolvimento de sistemas, consultoria em TI e treinamentos.

O CECOM adotou o estilo de testes automatizados utilizados pelo Synergia (Cucumber + Selenium) no final de 2013. Com participação e ajuda inicial dos Analistas de TI Mateus Andrade e Leandro Damasceno Pio foi dado início à configuração do projeto. Desde então, o projeto demandou constantes melhorias e adaptações, que foram realizadas pela equipe de estagiários.

A equipe de estagiários, composta por Bruno Liberal, Diêgo Jessé, Édipo Fernandes, Lucas Barsand, Pedro Fortini e Vitor Carvalho, participou ativamente do processo e o Synergia se mostrou muito interessado na nova proposta e solicitou uma apresentação no ICEx para adoção da nova tecnologia. Essa apresentação foi preparada pela Analista de TI Carolina Diniz Cunha e pelo estagiário Lucas Barsand.

Vantagens do Teste automatizado – Com os testes automatizados, o CECOM terá mais garantias ao colocar os sistemas web em produção. A ideia é rodar os testes antes de gerar nova versão em produção, prevendo bugs e efeitos colaterais. Os testes também podem ser executados à noite, prevendo algum efeito colateral nos softwares após alguma inserção de dados pelos usuários. 

O framework de testes automatizado desenvolvido permite escrever testes de forma textual sem precisar de conhecimentos em Java. Atualmente, a equipe responsável encontra-se em fase de adaptação dos testes à “integração contínua” e, logo, existirá uma estrutura mais robusta para garantir a execução dos testes.

A equipe de testes da DAS é coordenada pelo Analista de TI Leandro da Cunha Campos
.
Os interessados poderão ver a apresentação no endereço: http://goo.gl/N48UJB.


Luiz Luz, do Synergia, e Lucas Barsand, da DAS, que apresentou a nova proposta


Wesley, Geraldo Massahud, Leandro Campos, Patrícia Nascimento, Alan Jovane, Fabrício, Édipo, Natália Franca e Patrícia Maforte


Lucas Barsand e Luiz Luz

ESTATÍSTICAS DE SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006.

Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 30 de junho de 2014, foram registrados 14.928 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.

 


Informativo



 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Veja Google Street View a bordo do Allure of the Seas no endereço.

– CEMIG: Novo aplicativo da Cemig facilita atendimento ao consumidor. Clique.

– Jogue Tetris online no endereço.

– Conheça a Homeopatia. A homeopatia é uma das práticas da medicina que cuida do paciente e não da enfermidade. Criada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), ela tem a proposta de repensar os conceitos de saúde. Saiba mais.

– Veja como instalar o WhatsApp no computador no endereço.

– Como Instalar uma Maquina Virtual no Computador: clique.

– Jelly Tale, um jogo de dar água na boca! Veja no endereço.

Dicas de Diêgo Jessé, da DAS:

– Seja Schurrle: goleada da Alemanha sobre o Brasil vira game na internet no endereço.

– Microsoft alerta para fim do suporte base do Windows 7 em 6 meses no endereço.

– Conheça 30 cursos gratuitos de TI oferecidos pelo governo. Acesse.

– 13 Coisas que você não sabia sobre o facebook no endereço.


 

FACULDADE DE LETRAS DA UFMG OFERECE CURSOS DE EXTENSÃO EM 10 IDIOMAS

O Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras da UFMG está com inscrições abertas até 14 de agosto para cursos de alemão, espanhol, francês, grego, inglês, italiano, latim, libras, mandarim, português para estrangeiros e português para brasileiros. Podem se inscrever pessoas com idade acima de 15 anos.

Para candidatos que dispõem de algum conhecimento e queiram ingressar em um estágio mais avançado do curso, é necessária a aprovação em teste de nivelamento. As inscrições para o teste podem ser feitas até 22 de julho, e as provas serão realizadas dois dias depois. No dia 7 de agosto haverá outro teste e as inscrições estarão abertas de 23 de julho a 6 de agosto.

A matrícula e a inscrição para o teste de nivelamento devem ser feitas no posto da Fundep, localizado na Praça de Serviços do campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6627, loja 7), das 9h às 18h, ou pelo site da Fundação: www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharSub
Ar eaConhecimento.aspx?SubArea=118&TipoCae=Curso.

Informações pelo telefone (31) 3409-6002.
(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 09/07/2014)


 

FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG COMEÇA SEXTA-FEIRA

A partir de sexta-feira, dia 18 julho, o campus Pampulha vai sediar a 46º edição do Festival de Inverno da UFMG. O evento, que tem como tema Campus, território experimental, está pautado no conceito do Bem Comum. Até 26 de julho o campus se transformará em espaço de construção coletiva e colaborativa, ambiente de intensa troca de experiências em que a Universidade será povoada por múltiplas vozes, culturas, cantos e línguas, como afirmação da diversidade de modos de viver em comum. Na programação oficinas, shows, palestras, saraus, debates, intervenções, performan-ces, bicicletadas, piqueniques, filmes e rituais que visam estimular novas formas de partilha e cidadania cultural. Todas as atividades são gratuitas.

O Festival volta a Belo Horizonte depois de 23 anos – Diamantina sediou as duas anteriores – e encerra uma trilogia centrada na reflexão sobre questões cotidianas relacionadas ao pleno exercício da cidadania, como o direito à moradia, os impasses da mobilidade urbana, o protagonismo social na produção e circulação de conteúdo e a necessidade de uma convivência mais equilibrada entre as pessoas e o meio ambiente.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 14/07/2014)

Segundo a Diretoria de Ação Cultural, durante o Festival de Inverno, que será encerrado no dia 26 de julho, um trecho das ruas será fechado para automóveis. Os carros poderão circular pelas ruas laterais, e os edifícios e principais estacionamentos estarão acessíveis. Portadores de necessidades especiais terão acesso livre e linhas especiais de ônibus conectarão os espaços compartilhados.


 

ÔNIBUS CIRCULAR INTERNO TEM HORÁRIOS E TRAJETOS ALTERADOS DURANTE FESTIVAL DE INVERNO

De 21 e 25 de julho, durante a realização do 46° Festival de Inverno da UFMG, no campus Pampulha, os ônibus circulares internos (linhas B e D) terão seus horários e itinerários alterados. A linha C será reativada durante o evento.

Os usuários devem ficar atentos às mudanças provisórias para evitar transtornos. O retorno aos horários e itinerários normais ocorrerá no dia 28 de julho.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/034116.shtml – 17/07/2014)


 

UFMG PARTICIPA AMANHÃ DA PROGRAMAÇÃO DO NOTURNO NOS MUSEUS

Nesta sexta-feira, 18 de julho, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Museu de Ciências Morfológicas e o Museu de História Natural e Jardim Botânico participam da segunda edição do Noturno nos museus. Durante o evento, 30 instituições museológicas de Belo Horizonte abrem para visitação também à noite. A programação inclui exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais e outras atrações.

O Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700) apresentará ao público espaços expositivos, sessões de planetário, observação no Terraço Astronômico e o curta-metragem De cujus. A programação (incluindo preços e horários) pode ser conferida no site: espacodoconhecimento.org.br/?p=8982& cat=15.

No Museu de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, os visitantes poderão apreciar a exposição Arte e ciência: formas de ver, participar da visita orientada Viagem pelo corpo humano e conhecer o projeto A célula ao alcance da mão, experiência multissensorial do corpo humano. As atividades são todas gratuitas. As informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-2776.

Já a programação do Museu de História Natural e Jardim Botânico (Rua Gustavo da Silveira, 1035, Portaria 1, Bairro Santa Inês) terá contação de histórias para crianças e adultos, caminhada na mata e circuito de visita mediada (roteiro História Natural). Os interessados podem se informar pelo pelo telefone (31) 3409-7650.

O Noturno nos museus é uma ação da Fundação Municipal de Cultura. Programação: ufmg.br/online/arquivos/anexos/noturnonosmuseusbh_2014_ 0715.pdf.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 17/07/2014)


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 23, de 07/07/1994, publicou notícias sobre Curso DMS II, Bate Papo Técnico, cursos na MSA, 8o Congresso FENASOFT, Software Project, visita à Magnesita, além do artigo técnico “Cliente-Servidor x Mainframe: algumas reflexões”, de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. A notícia que se destacou foi:

CHEGADA DE EQUIPAMENTOS

O CECOM recebeu, na quinta-feira da semana passada, dia 30, os onze (11) microcomputadores marca DTK, adquiridos para viabilizar a atualização de equipamentos das divisões.
Os micros foram distribuídos da seguinte forma: 4 para a DAC, 4 para a DAS, 1 para a DCP, 1 para a DAA e 1 para a DST.
Alguns equipamentos apresentaram problemas na instalação e a FUNDEP já foi acionada no sentido de solucioná-los.

   


Eventos


   

   
   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Edgard Eustáquio de Morais, amanhã, dia 18; Paulo Henrique de Araújo Abreu, no dia 24; e para os ex-ceconianos: Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Adelaide Maria Coelho Baeta e Simone Lopes de Moura, no dia 19; Michael Fernandes Diniz Moreira e Prof. Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Roberto Gadelha Pinheiro, Luiz Fernando Costa e Juliana Cássia de Lima, no dia 21; Marcus Vínicius Duarte Teixeira, no dia 22; e José Eduardo Azevedo de Carvalho, no dia 23.

   

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Durante a Copa do Mundo de Futebol 2014, os funcionários do CECOM participaram de fotos, receberam a visita do mascote da competição, o Fuleco, e participaram de bolões. A iniciativa de promover os bolões partiu de Wallison e do Pedro Begalli e foi um sucesso.

Os palpites dos jogos foram dados para a primeira fase da Copa (Eliminatórias) e, depois, para a segunda fase (Oitavas, Semi-final e Final).

Na primeira fase, o primeiro colocado foi Marco Túlio, da DCP, ficando em segundo lugar: Denise, Lelé e Euler.

Na segunda fase, o primeiro colocado foi o Nilson, ficando em segundo lugar: Márcia Lemos e Elza.

Foi bem divertida a dança do 1 lugar. Cada dia era um funcionário que ficava à frente.

Para a entrega dos prêmios, Takeda organizou, ao final de cada fase, um cachorro quente nas manhãs dos dias 18/06 e 14/07.

As fotos são de autoria de Diêgo Jessé e Lelé.

Marco Túlio, o feliz ganhador da primeira fase


Denise ficou em segundo lugar, compartilhado com a Lelé


Euler também ficou em segundo lugar na primeira fase


Ivan, Marcelo Santos e Carlos Alfeu


Diêgo Jessé, lanterna nas duas fases