Sistemático: Edição 1619 – 02/10/2014

Notícias

DRC SUBSTITUI ROTEADOR DA REITORIA

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação migrou, nas tardes da última sexta-feira, dia 26 de setembro, e da segunda-feira, dia 01 de outubro, as redes IP que atendem à Reitoria para um novo equipamento, modelo Summit X-460. A substituição dos roteadores da Rede UFMG visa padronizar os equipamentos da Rede UFMG e, principalmente, melhorar o desempenho da rede. No caso específico da Reitoria, entretanto, a substituição reativou os mecanismos de proteção da rede, que estavam desativados porque o equipamento antigo não conseguia aplicar os filtros de segurança ao tráfego do prédio.

Com a reativação dos filtros, alguns serviços Web que estavam instalados dentro das redes da Reitoria, contrariando diretivas existentes desde o início da implantação da Rede UFMG, ficaram sem acesso externo da tarde de segunda até a manhã de quarta-feira, situação que foi contornada com uma liberação temporária dos filtros.

Para possibilitar a desativação definitiva do equipamento antigo, serão instalados ainda dois roteadores: no Cecom, para atender ao Cecom e às redes utilizadas na prestação de serviços pela DTI e no prédio do DLO, para atender ao DLO, ao DGA e também às áreas de Projeto e Manutenção da Diretoria de Obras e Manutenção da PRA, órgãos que substituíram o antigo DPFO.

 

ANALISTA DA DTI FAZ CURSO DE CAPACITAÇÃO EM BRASÍLIA-DF

Visando a melhoria dos serviços prestados para a UFMG e, dentro dos princípios da Governança de TI, a Diretoria de Tecnologia da Informação planejou, para o ano de 2014, a participação de seus analistas em diversos cursos de capacitação, de acordo com suas áreas de atuação.

Durante toda a semana passada, de 22 a 26/09, o analista Ronaldo Araújo Costa participou do curso de Gestão da Segurança da Informação, na Escola Superior de Redes da RNP, em Brasília-DF, com a duração de 40 horas. Este curso é focado em como se pode elaborar um plano diretor para a gestão da segurança da informação, com base nas normas técnicas NBR 27001 e NBR 27002, edição 2013. Pretende-se que o aluno aprenda a identificar vulnerabilidades e riscos associados à segurança da informação, a aplicar as proposições fundamentais de uma política de segurança, e a propor planos de continuidade de negócios, considerando aspectos vigentes de legislação e direito digital.


Ronaldo Araújo Costa

 

CURSO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO ENCERRA SUA PRIMEIRA TURMA AMANHÃ

O CECOM estabeleceu, em parceria com a ProRH, um curso voltado para a capacitação em Noções de Cabeamento Estruturado. Serão oferecidas 70 vagas para Analistas e Técnicos de TI das unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

Foram reservados duas turmas fechadas, com 10 vagas cada, para atender as nrecessidades das equipes do CECOM e Demai. As aulas da primeira turma estão sendo realizadas desde a segunda-feira, dia 29/09 e serão encerradas amanhã, dia 03.

Estão participando desta primeira turma: Alan Calazans, André Luiz Garcia Correia, Bruno Gomes de Souza, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Felipe Ribeiro de Oliveira, Geovani Martins da Costa, Geraldo Martins da Costa, Marco Túlio Doimingues do Amaral e Thales.
A segunda turma está programada para o período de 27 a 31 de outubro e suas vagas serão ocupadas exclusivamente pelo Demai. O instrutor do curso é o analista David Eustáquio da Silva, da DRC.


O instrutor David e os participantes do curso

 

TURMA ABERTA DO CURSO DE LINUX TEM INÍCIO NA PRÓXIMA SEMANA

Foi encerrado no dia 25 de setembro, o segundo módulo do curso de Linux aplicado, em turma fechada, para a equipe do CECOM.

Para a preparação da montagem das turmas abertas, das quais participarão analistas e técnicos de TI das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, foram liberadas, na semana passada ,as inscrições para o preenchimento de 70 vagas. Essas vagas estão distribuídas em turmas que acontecerão entre 2014 e 2017.

A primeira turma aberta de Linux começará suas atividades no dia 06 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria.

Estarão participando da primeira turma aberta do Curso de Linux os seguintes funcionários: Alexandre Alves da Rocha, André Rodrigues Drummond, Bruno Oliveira de Carvalho, Cristiano Rodrigues Rocha, Davidysson Abreu Alvarenga, Edison Costa de Oliveira, Érika Gonçalves de Assis, Flávio Mangerotti de Lima Soares, Henrique Gomes Nunes, Hermes Luciano Monteiro Júnior, João Paulo Pio Alvisi, Kennedy Fontana de Souza, Leonardo Carlos da Cruz, Luiz Henrique Loureiro dos Santos e Mateus Andrade Rezende.

 

CECOM PROMOVE PRAGÃO ELETRÔNICO PARA LINK DE DADOS

O CECOM vai promover a abertura de pregão, às 9h do dia 07 de outubro, para contratação de serviços de comunicação de dados para atender ao Instituto de Ciências Agrárias – ICA.

Será contratado 1 canal de comunicação de dados de 10Mbps.

O pregoeiro será Renato Adriano Pires Domingos, com o apoio administrativo de Guilherme Henrique Silva Gomes, da DAA, e apoio técnico de Fernando Frota Machado de Morais, Diretor da DRC.

 

ANALISTAS DE TI APRESENTAM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

Os analistas de TI do CECOM, David Eustáquio da Silva e Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, lotados na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, apresentaram as suas dissertações de Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes.

David apresentou sua defesa no dia 04 de agosto, como requisito parcial para obtenção de título de Mestre em Administração. Sua dissertação tem como título “A influência da rede social Facebook no processo de decisão de compras de produtos de informática por consumidores de Belo Horizonte”. A linha de pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade.

A defesa de Gustavo foi dia 15 de setembro e o tema foi: “Avaliação da qualidade dos serviços de gerência de rede em uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte aplicando a Escala ServQual”.

A orientadora de David e Gustavo foi a ex-ceconiana Profa. Dra. Aleixina Maria Lopes Andalécio.


David (o segundo da esquerda para a direita) junto à banca de mestrado: a orientadora, Profa. Aleixina,
Profa. Caíssa e Prof. Luiz Cláudio

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

Após 2 anos de estágio, Diego Araújo Costa, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, saiu do CECOM.

Ele entrou para o quadro de estagiários em 1º de outubro de 2012, lotado na DRC, onde permaneceu até a sua saída.


Diego Costa

 

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

Desde o dia 1º de outubro, o CECOM está contando com 2 novos estagiários em seu quadro.

São eles: Núbia Maria Tavares Vieira, aluna da Faculdade de Letras, lotada na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria; e Roger Augusto de Lima Avelar, aluno do curso de Sistemas de Informação, lotado na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas.


Núbia Vieira (DAC) e Roger de Lima (DAS)

 

Informativo

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em parceria com a eSSENTIAL Acessibility, oferece gratuitamente este software de tecnologia assistiva que auxilia pessoas com deficiência a navegarem mais facilmente na web. Clique.

– Celebração dos 40 anos do McDonald´s no endereço.

– Conheça o Museu do Videogame Itinerante no Facebook. Acesse.

– Um produtor coloca um anúncio convidando pessoas que desejam desabafar sobre sua história de vida. Veja no endereço.

– No Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Veja.
– O aplicativo, disponível no link a seguir, tem como principal objetivo, auxiliar a população a encontrar estabelecimentos públicos que oferecem serviços úteis, tais como, Cartório, Comunidade Terapêutica, Previdência Social, Procon, Receita Federal e UBS (Unidade Básica de Saúde) etc. Confira.

– Google Cardboard é um aplicativo que se transforma em óculos de realidade virtual feitos com papelão. Clique.


PRORH PROMOVE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PARA A SEMANA DO SERVIDOR 2014

A Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), abriu inscrições para a seleção de fotografias a serem expostas durante as comemorações da Semana do Servidor 2014, que acontecerá entre os dias 20 a 24 de outubro. Além das fotografias selecionadas para esta exposição, a programação prevê a possibilidade de exibição de exposições especiais, publicações de catálogos e impressos em geral, a cargo da Comissão Curatorial da Escola de Belas Artes da UFMG.

O funcionário do LCC, Felipe Moreira Assunção, faz parte da comissão de organização da Semana do Servidor deste ano, principalmente da exposição fotográfica, convida a todos a lerem o edital e participarem do processo seletivo para compor a exposição que tem o mesmo tema da Semana do Servidor: “Diversidade e Políticas Afirmativas”. A UFMG irá oferecer uma premiação que poderá incentivar a participação de todos os funcionário efetivos da UFMG.

Maiores informações podem ser obtidas através do link https://www.ufmg.br/prorh/noticia/edit
al-para-exposicao-fotografica-semana-do-servidor-ufmg/
.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 34, de 06/10/1994, publicou notícias sobre Comissão de Informática, planejamento da PRA, curso de Access, Bate Papo Técnico, paradas do Sistema A10, chegada de uma impressora colorida ao CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TELEFONIA NA UFMG

Na última semana, PROPLAN, DM, CECOM, LCC e DCC, promoveram duas reuniões para discussão dos aspectos que envolvem a telefonia na UFMG e, principalmente, no Campus Pampulha.
A segunda reunião contou com a participação da Telemig, quando esta apresentou diversos projetos para a área de comunicação de dados, além de esclarecer seu planejamento para o atendimento dos serviços básicos que presta à UFMG.
Basicamente, o que de mais concreto foi observado, além das tecnologias emergentes, foi a irreversível unificação dos serviços de voz e dados, que trará, a médio prazo, significativas mudanças nas atividades e atribuições de órgãos como o DM, LCC e o CECOM.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Thiago Gabriel Diniz, no dia 04; Jader Santos e André Rodrigues Drummond, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos e Carolina Diniz Cunha, no dia 06; Rodrigo de Oliveira Coelho, no dia 07; e para os ex-ceconianos: Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03; Paulo Inácio Sobrinho, Daniel Alves de Araújo Martins, Bruna Maria Souza e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; Érica Fernanda da Silva, Igor de Carvalho Ferreira e José Ribeiro da Silva, no dia 06; Maria de Lourdes Armandi, no dia 07; Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08; e Alberto Rubens Beckler, no dia 09.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas da página da ProRH, referente ao Campeonato de Futsal da Semana do Servidor 2014, no endereço https://www.flickr.com/photos/1268057
52@N03/sets/72157647295638631/
, mostrando a participação do time do CECOM no torneio.


O time do CECOM, participante di jogo de 20/09. Em pé: Wallison, Thiago Diniz, Bruno, Leandro Duarte,
e Renato Adriano. Agachados: Diêgo Jessé, Vítor, Horácio e Diego Brandão.


O jogo contra o Unidos do HC


Renato Adriano tentando ultrapassar os jogadores do HC


No dia 30/08, lá vai Horácio tentar o gol do CECOM