Correio – Suporte a configuração de protocolo – POP3, IMAP e SMTP

Descrição/Informações do Serviço:

O acesso ao sistema de correio eletrônico corporativo além de via web pode ser feito via cliente de e-mail através dos protocolos POP3 ou IMAP.

Utilizando o protocolo POP3 as mensagens são transferidas do servidor para o cliente local. Após a transferência, as mensagens são excluídas do servidor de correio eletrônico da DTI. Assim que as mensagens são baixadas para o seu dispositivo, as mesmas, por padrão, são excluídas do servidor ficando disponível apenas no dispositivo. Este protocolo é indicado em casos onde é indicado realizar o backup de conteúdo da sua conta de e-mail para liberação de espaço.

As configurações do POP3 são:

Servidor de alunos: pop3aluno.grude.ufmg.br:
Servidor de Funcionários e Professores: pop3.grude.ufmg.br
Porta: 995
Segurança: SSL/TLS

O protocolo IMAP realiza a sincronização das mensagens entre servidor e dispositivos configurados. Diferente do POP3 as mensagens continuam salvas no servidor.

Servidor de alunos: pipa.grude.ufmg.br:
Servidor de Funcionários e Professores: imap.grude.ufmg.br
Porta: 993
Segurança: SSL/TLS

O SMTP é a configuração utilizada para o envio de mensagens através do cliente. As configurações são:

Servidor: smtp.grude.ufmg.br
Porta: 465
Segurança: SSL/TLS

Estes protocolos não são permitidos para acessar os E-mails Corporativos Institucionais, exceto os que necessitam de softwares leitores de tela para acessibilidade.

Segue abaixo instruções mais detalhadas para configuração dos Clientes Outlook e Thunderbird:

Configuração POP3 para Mozilla Thundebird 31.0

Configuração POP3 para Microsoft Outlook 2010

Configuração IMAP para Mozilla Thundebird 31.0

Configuração IMAP para Microsoft Outlook 2010

Estes protocolos não são permitidos para acessar as caixas institucionais.

Atendimento para solução de dúvidas de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.

O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.

Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br

Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.