A UFMG oferece na modalidade de Educação a Distância cursos de Graduação, Especialização (Lato senso), Aperfeiçoamento e Extensão.

  • Cursos de Graduação

    Nos cursos de graduação os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e ter sido selecionado por meio de processo seletivo. Os cursos à distância ofertados pela UFMG estão presentes em três áreas do conhecimento, sendo elas: “Ciências Biológicas”, “Ciências Exatas e da Terra” e “Ciências Humanas”. São ofertados sob a forma de bacharelado e licenciatura.

  • Cursos de Especialização

    Os cursos de especialização lato sensu têm duração mínima de 360 horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Esses cursos são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. A especialização dá oportunidade ao graduado de se especializar em uma área específica, podendo ser uma área diretamente ligada à primeira graduação ou não. Os cursos de especialização oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente,…

  • Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento

    Os Cursos de aperfeiçoamento destinam-se a profissionais que estejam no exercício de uma determinada ocupação (correlacionada com a formação acadêmica de origem na graduação), que pode até não significar uma profissão, mas um cargo ou função. O curso de aperfeiçoamento oferecido “após a graduação” pode ocupar-se de campos específicos da atividade profissional, inclusive a docente, com carga horária mínima de 180 horas, conferindo certificado, desde que expedido por instituição de educação superior devidamente credenciada e que ministrou efetivamente o curso. Já Cursos de extensão são atividades acadêmicas, técnicas ou cultural que tem por objetivo atender demandas da sociedade.