Minicursos

Além da programação já anunciada para o evento, o V Seminário Internacional de Educação a Distância ofereceu cinco minicursos:


Desenho instrucional e Educação a Distância

Prof. Dr. Durcelina E.P.Arruda – PPGED/UFU

O desenho instrucional tem se tornado uma grande demanda para a Educação a Distância na atualidade e a atuação deste profissional é direcionada para orientações de linguagem educacional e hipermidiática, tanto de materiais didáticos quanto de processos avaliativos na EaD.

Nesse sentido, este curso tem como objetivo discutir as principais características do trabalho do design instrucional, indicando possibilidades profissionais, formas e campos de atuação e principais atividades desenvolvidas. Seu foco é voltado para o desenvolvimento de materiais didáticos em diferentes suportes midiáticos.

Ao final desse curso, você deverá ser capaz de:

Identificar os níveis em que o desenho instrucional opera em materiais educacionais.


Uso das Ferramentas Podcast e WebQuest na EaD

Prof. Dr. João Batista Bottentuit Junior - Universidade Federal do Maranhão

A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Este minicurso tem como objetivo apresentar a metodologia WebQuest sua estrutura, componentes, autores e surgimento. Em seguida serão apresentadas as formas para se conceber e avaliar uma WebQuest para ser utilizada em cursos na modalidade a distância. Outra ferramenta que será apresentada neste minicurso é o podcast. Esta tecnologia faz parte da gama de aplicativos da Web 2.0 e permite aos seus usuários disponibilizar materiais em formato áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e em diferentes espaços geográficos. Através deste minicurso pretendemos explicar as potencialidades dos podcasts para desenvolver as habilidades de alunos e professores, diferenciar os tipos de podcasts existentes, identificar alguns requisitos e cuidados que devemos ter ao preparar e gravar um podcast de qualidade, bem como apresentar algumas ferramentas que possibilitam a gravação destes episódios.


Inovando com Tecnologias e Mídias Educativas

Prof. Dr. Antônio Mendes – Universidade Federal de Minas Gerais

Como se apropriar das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e mídias sociais para tornar nossas aulas mais adequadas às necessidades dos alunos? Como criar ambientes interativos e colaborativos de aprendizado? Como um professor e seus alunos podem evoluir vivenciando os ambientes de colaboração e utilizando as ferramentas disponíveis na rede? Dê os primeiros passos para vencer o desafio existente: aprender e ensinar como um agente de inovação em rede.


Produção de objetos de aprendizagem usando o Software Livre Xerte

Prof. Celso Godinho- Professor Pesquisador CAED/UFMG

Prof. Gelson Assis Viveiro- Professor Pesquisador CAED/UFMG

Xerte (http://code.google.com/p/xerte/) é uma ferramenta livre, criada por uma equipe da Universidade de Nottingham, para autores de conteúdo que possibilita a criação de objetos de aprendizagem interativos com uma série de opções de acessibilidade. Os objetos de aprendizagem produzidos pelo Xerte podem ser empacotados no formato SCORM . No minicurso será apresentado os recursos , formas de instalação, a produção de objetos de aprendizagem e a incorporação dos objetos de aprendizagem na plataforma Moodle.

OBS: Os participantes deverão trazer notebook.


Uso pedagógico do Moodle

Profa. Rosilene Oliveira Carvalho – Professora Pesquisadora CAED/UFMG

Viviane L. S. Barrozo

Existe uma infinidade de recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE, porém muitas delas passaram por modificações. Essas atualizações, muitas vezes, alteram, de alguma forma, as ferramentas - seja no modo de visualização, interação ou mesmo na inserção ou exclusão de opções que são essenciais para uma boa utilização da ferramenta.

O curso será aberto dentro do ambiente CAED/UFMG e serão demonstrados o uso das principais ferramentas.