A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se consolida como uma das principais instituições de educação superior e pesquisa do Brasil e da América Latina, destacando-se em diversos rankings e avaliações de qualidade acadêmica e impacto social.

  • Em 2024, a UFMG foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, como a segunda melhor Universidade Federal (UF) do país no Índice Geral de Cursos (IGC). Em 2022 e 2023, a Universidade foi considerada a melhor UF do Brasil. Tal reconhecimento reflete o compromisso da UFMG com a qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação.
  • A avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação, realizada pela Capes (Ministério da Educação), em 2022, mostrou que 44,4% dos programas de mestrado e doutorado da UFMG receberam notas 6 e 7, quase três vezes superior à média nacional, de 15%. Quando incluídos os programas com nota 5, 68% dos programas de pós-graduação da UFMG são considerados de excelência.
  • No Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, a UFMG apareceu como a segunda universidade mais bem avaliada na dimensão “Mercado”, indicativa da percepção dos empregadores sobre a qualidade dos egressos. Pela terceira vez consecutiva, a UFMG figura entre as cinco melhores universidades do país na classificação geral, sendo a terceira entre as federais.
  • Além disso, sessenta e quatro pesquisadores da UFMG foram listados entre os cientistas mais influentes do mundo, em 2023, em ranking produzido pela Stanford University (EUA), com dados da base Scopus, da editora Elsevier. A UFMG é a primeira universidade federal e a quarta entre todas as IES brasileiras nesse ranking, atrás apenas das estaduais paulistas.
  • No Webometrics Ranking of World Universities, na primeira edição de 2023, a UFMG ocupou a terceira posição no Brasil e a quarta na América Latina, considerando-se o impacto da presença das instituições de educação superior na web. Esse ranking é produzido duas vezes por ano pelo Cybermetrics Lab, vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha.
  • No QS World University Rankings 2025, a UFMG está classificada entre as posições 671-690. No Times Higher Education (THE) World University Rankings 2024, a UFMG figura entre as posições 801-1000. No Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2025, conhecido como Ranking de Xangai, a UFMG se encontra entre as posições 501-600.
  • No THE Impact Rankings 2024, a UFMG está entre as posições 400-600 do mundo, destacando-se sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No que toca especificamente aos ODS 3 (“boa saúde e bem-estar”) e 10 (“redução das desigualdades”), a Universidade Federal de Minas Gerais é considerada a melhor do Brasil, tomados os indicadores de pesquisa, ensino e extensão universitária.

 

Esses resultados refletem o contínuo desenvolvimento e a dedicação da UFMG em manter-se como uma instituição de referência, tanto nacional quanto internacionalmente. A Universidade Federal de Minas Gerais busca constantemente aprimorar suas práticas acadêmicas e de pesquisa, contribuindo significativamente para o progresso da sociedade.