Início

Nos próximos dias 21 e 22 de novembro a comunidade universitária da UFMG volta às urnas. É o segundo turno do processo de indicação de nomes dos futuros dirigentes – reitor(a) e vice-reitor(a) – para compor a lista tríplice que o Colégio Eleitoral da Universidade – composto pelo Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores – elabora a fim de subsidiar a escolha do Presidente da República, a quem cabe a nomeação do(a) reitor(a) da UFMG.

No dia 21 as votações ocorrem apenas no Hospital das Clínicas, das 6h às 20h30. No dia 22, além do Hospital das Clínicas, há eleições também em todas as unidades e campi da UFMG em Belo Horizonte, Montes Claros, Tiradentes e Diamantina, das 8h às 17h. Nos locais com funcionamento noturno as urnas ficam abertas até as 22h. Podem votar docentes, servidores, estudantes de graduação e de pós-graduação e os maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional completados até o primeiro dia da realização da consulta, inclusive.

Para conduzir o processo de consulta à comunidade o Conselho Universitário instituiu, no dia 23 de agosto de 2017, Comissão Eleitoral Central (CEC) instalada no dia 28 do mesmo mês, integrada pela presidente, professora Efigênia Ferreira e Ferreira, cinco docentes, um discente e o secretário-executivo, técnico-administrativo em Educação Wellington Marçal de Carvalho.

Nesta página estão disponíveis todas as informações sobre o processo, incluindo os regulamentos da consulta, as chapas homologadas, os dados para a votação e o calendário de eventos. A expectativa da Comissão Eleitoral é de conduzir um processo transparente, democrático e com a participação de toda a comunidade.