Saiba os nomes curiosos de partes da espaçonave das missões Apollo
18 de junho de 2019

Você já parou para pensar em como era a espaçonave que levou os astronautas até a Lua? Ela era composta por duas partes: o módulo de comando e o módulo lunar. Ao chegar no satélite, o módulo lunar descia até o solo com dois tripulantes enquanto o módulo de comando permanecia em órbita com o terceiro astronauta a bordo. Antes de ser usada para pousar na Lua na missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969, a espaçonave foi testada em órbita da Terra na Apollo 9 e em órbita da Lua na Apollo 10.
Em todas as missões Apollo, lideradas pelos Estados Unidos, os dois módulos receberam nomes, para facilitar a comunicação em rádio enquanto estavam separados. Alguns desses nomes eram divertidos, como na Apollo 9, em que o módulo de comando foi chamado de gumdrop, goma de mascar em inglês, por causa de sua aparência. Durante o embarque, ela foi embrulhada em embalagens azuis dando a aparência de um chiclete embrulhado. Já o módulo lunar foi batizado de spider, pois sua aparência lembrava o aracnídeo.
Na Apollo 10, o módulo lunar foi nomeado de Snoopy por causa do personagem dos quadrinhos. A escolha também se refere ao fato de que o módulo estaria snooping, bisbilhotando em inglês, ao redor da superfície lunar. O módulo de comando ganhou o apelido de Charlie Brown, pois, como nos quadrinhos, era o guardião do Snoopy.
Quer saber mais sobre o pouso na Lua? Fique de olho por aqui! O Espaço vai postar textos bem legais sobre o tema para comemorar os 50 anos da ida dos astronautas para o nosso satélite natural!