Espaço do Conhecimento UFMG
 
Visite | Funcionamento

Comunicado

Espaços culturais da UFMG

Os espaços culturais da UFMG estão plenamente ativos, no modo virtual, desde o início da pandemia, com inúmeras atividades artísticas e culturais disponíveis em seus sites e redes sociais. Neste momento, estamos adaptando os espaços físicos, segundo os protocolos das autoridades sanitárias e do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG.

Esclarecemos que não há previsão da data de reabertura dos espaços culturais da UFMG para visitas presenciais. Quando autorizadas, tais atividades serão retomadas de forma gradual e segura, com divulgação nos canais da Universidade.

Acompanhe a nossa programação virtual: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/programacao

(comunicado atualizado em 08/07/21)

 

Visite | Como chegar

O Espaço do Conhecimento UFMG está localizado na Praça da Liberdade, um  dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, na região Centro-Sul, próximo à Savassi.

O edifício fica entre o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (antiga Secretaria de Educação) e a Casa Funarte Liberdade (“Rainha da Sucata”).

Veja no mapa abaixo a nossa localização. Clique aqui para acessá-lo em versão ampliada e para buscar instruções personalizadas de como chegar.

Praça da Liberdade, 700

Belo Horizonte – MG
CEP: 30140-010
Tel.: (31) 3409-8350

Linhas de Ônibus

2004, 2101, 2103, 2104, 2152, 4032, 4034, 4106, 4111, 5031, 5101, 5102, 8001A, 8102, 8106, 8107, 8108, 9103, 9105, 9106 e SC02

 

Visite | Histórico

O Espaço do Conhecimento UFMG é um espaço cultural diferenciado, que conjuga cultura, ciência e arte. Sua missão não se limita à difusão do conhecimento científico, mas também à produção de diversos saberes, trabalhando no sentido de propor linguagens que combinam, inovam e fruem conteúdos, de forma lúdica. Foi inaugurado em 21 de março de 2010, completando 10 anos de funcionamento em 2020.

Atualmente, é fruto de uma parceria entre o governo do Estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2017, recebe o patrocínio do Instituto Unimed-BH, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No âmbito da UFMG, o Espaço do Conhecimento integra o conjunto de espaços culturais e atividades da Diretoria de Ação Cultural, encontrando-se sob sua direção geral.

O Espaço do Conhecimento UFMG integra  o Circuito Liberdade, considerado atualmente o maior complexo cultural do país. Desde sua inauguração, o museu recebeu mais de 350 mil visitantes. Conta com uma exposição de longa duração intitulada Demasiado Humano e já apresentou cerca de dez mostras temporárias sobre os mais diversos temas e curadorias.

A mediação apresenta o Espaço do Conhecimento UFMG, comunicando, por meio de linguagem visual e espacial, a produção realizada em sessões no Planetário, a observação do céu, a proposta de uma exposição. A fachada frontal do prédio é revestida por um material vítreo especial, que a transforma em uma grande tela de projeção, preparada para transportar os conteúdos científicos e culturais expostos em seu interior para o exterior do Espaço, por meio de imagens, filmes e atividades interativas.

O Terraço Astronômico é dotado de um teto retrátil que permite a utilização de telescópios e de instrumentos para a observação celeste. O Planetário possui um conjunto especial de projetores de imagens que permite, entre outras façanhas, a reprodução do céu como se fosse de qualquer local do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro.

Visite | Equipe

Diretoria

Diretora Científico-Cultural: Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria
Diretora Adjunta: Profa. Sibelle Cornélio Diniz

Secretária: Ida Rossi
Assistente em Administração: Elisa Maria Silveira
Apoio Administrativo: Fabrício Frederico Goulart e Josilaine Alves
Assessora de Produção: Fabiane Silva

Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade

Coordenadora: Profa. Sibelle Diniz
Assessor: Wellington Luiz
Assistentes: Jonathan Barboza e Priscila Martins

Núcleo de Astronomia

Coordenador: Prof. Carlos Eduardo Villani
Assessora: Nathalia Fonseca
Assistente: Diógenes Pires

Núcleo de Audiovisual

Coordenador: Prof. Maurício Gino
Assessor: Kayke Quadros
Assistente: Júlia Lobato

Núcleo de Comunicação e Design

Coordenadora: Profa. Camila Mantovani
Assistente de Design:
Olganelise Möller
Assistente de Comunicação:
Gabriela Sorice

Núcleo de Expografia

Coordenadora: Profa. Junia Ferrari
Assessoras:
Dânia Lima e Lila Gaudêncio
Assistente: Marília Chaves

Visite | Imprensa

Imprensa

Contato da Assessoria de Comunicação:
E-mail: comunicacao@espacoconhecimento.ufmg.br

Visite | Ficha Técnica

A elaboração deste site foi feita com recursos do CNPq.

Site desenvolvido pela Voltz Design e Ateliê Ciclope.