Espaço do Conhecimento UFMG
 
Visite | Funcionamento

Comunicado

O Espaço do Conhecimento UFMG está definindo protocolos, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG, e realizando as adaptações necessárias no prédio para que possa haver a reabertura gradual e segura do museu, assim que possível.

O prédio do Espaço do Conhecimento possui como característica arquitetônica a ausência de janelas e outras aberturas para ventilação, com exceção do terraço, no 5º andar. Diante dessa especificidade, é necessária a readequação do sistema de ar condicionado para aumentar a segurança dos colaboradores e visitantes, que deverá ser seguida de vistoria e aval das autoridades sanitárias.

Além disso, sendo um espaço cultural da UFMG, seguimos as diretrizes de reabertura definidas pela Universidade, que estão alinhadas aos indicadores epidemiológicos e às recomendações das autoridades sanitárias locais. O plano tem quatro fases e, neste momento, a UFMG está na Fase 1 – Amarela, que permite o retorno presencial gradual apenas das atividades não adaptáveis ao modo remoto. No caso específico dos bolsistas de extensão, que representam quase a totalidade dos estudantes que atuam em nossas oficinas e atividades de mediação, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, em Resolução de 10 de setembro de 2020, determina que a atuação ainda permaneça de forma remota. Diante dessas questões, o contexto para a reabertura do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta certas especificidades, que exigem um tempo maior de planejamento e readequação para que ela seja possível.

Enquanto isso, continuamos em pleno funcionamento no ambiente virtual, com toda a nossa equipe de professores, servidores, terceirizados, estagiários e bolsistas dedicada à produção de conteúdos online e à realização de uma intensa programação de oficinas, eventos e exposições virtuais. Com isso, mantemos o compromisso de difusão da cultura e da ciência para o nosso público e ampliamos o alcance das nossas atividades para as diversas regiões do país.

Acompanhe a nossa programação virtual: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/programacao

(comunicado atualizado em 25/05/21)

 

Visite | Como chegar

O Espaço do Conhecimento UFMG está na Praça da Liberdade, um  dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, na região Centro-Sul, próximo à Savassi.

O edifício fica entre o Museu das Minas e do Metal (antiga Secretaria de Educação) e a Casa Funarte Liberdade (“Rainha da Sucata”).

Veja no mapa abaixo a nossa localização. Clique aqui para acessá-lo em versão ampliada e para buscar instruções personalizadas de como chegar.

Praça da Liberdade, 700

Belo Horizonte – MG
CEP: 30140-010
Tel.: (31) 3409-8350

Linhas de Ônibus

2004, 2101, 2103, 2104, 2152, 4032, 4034, 4106, 4111, 5031, 5101, 5102, 8001A, 8102, 8106, 8107, 8108, 9103, 9105, 9106 e SC02

 

Visite | Histórico

O Espaço do Conhecimento UFMG é um espaço cultural diferenciado, que conjuga cultura, ciência e arte. Sua missão não se limita à difusão do conhecimento científico, mas também à produção de diversos saberes, trabalhando no sentido de propor linguagens que combinam, inovam e fruem conteúdos, de forma lúdica. Foi inaugurado em 21 de março de 2010, completando 10 anos de funcionamento em 2020.

Atualmente, é fruto de uma parceria entre o governo do Estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2017, recebe o patrocínio do Instituto Unimed-BH, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No âmbito da UFMG, o Espaço do Conhecimento integra o conjunto de espaços culturais e atividades da Diretoria de Ação Cultural, encontrando-se sob sua direção geral.

O Espaço do Conhecimento UFMG integra  o Circuito Liberdade, considerado atualmente o maior complexo cultural do país. Desde sua inauguração, o museu recebeu mais de 350 mil visitantes. Conta com uma exposição de longa duração intitulada Demasiado Humano e já apresentou cerca de dez mostras temporárias sobre os mais diversos temas e curadorias.

A mediação apresenta o Espaço do Conhecimento UFMG, comunicando, por meio de linguagem visual e espacial, a produção realizada em sessões no Planetário, a observação do céu, a proposta de uma exposição. A fachada frontal do prédio é revestida por um material vítreo especial, que a transforma em uma grande tela de projeção, preparada para transportar os conteúdos científicos e culturais expostos em seu interior para o exterior do Espaço, por meio de imagens, filmes e atividades interativas.

O Terraço Astronômico é dotado de um teto retrátil que permite a utilização de telescópios e de instrumentos para a observação celeste. O Planetário possui um conjunto especial de projetores de imagens que permite, entre outras façanhas, a reprodução do céu como se fosse de qualquer local do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro.

Visite | Equipe

Diretoria

Diretora Científico-Cultural: Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria
Diretora Adjunta: Profa. Sibelle Cornélio Diniz

Secretária: Ida Rossi
Assistente em Administração: Elisa Maria Silveira
Apoio Administrativo: Fabrício Frederico Goulart e Josilaine Alves
Produção: Fabiane Silva

Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade

Coordenadora: Profa. Sibelle Diniz
Assessor: Wellington Luiz
Assistentes: Jonathan Barboza e Priscila Martins

Núcleo de Astronomia

Coordenador: Prof. Carlos Eduardo Villani
Assessora: Nathalia Fonseca
Assistente: Diógenes Pires

Núcleo de Audiovisual

Coordenador: Prof. Maurício Gino
Assessor: Kayke Quadros
Assistente: Júlia Lobato

Núcleo de Comunicação e Design

Coordenadora: Profa. Camila Mantovani
Assessora:
Clara Soares Braga
Assistente de Design: Olganelise Möller
Assistente de Comunicação: Gabriela Sorice

Núcleo de Expografia

Coordenadora: Profa. Junia Ferrari
Assessoras:
Dânia Lima e Lila Gaudêncio
Assistente: Marília Chaves

Visite | Imprensa

Imprensa

Assessoria de Comunicação:
comunicacao@espacoconhecimento.ufmg.br

Visite | Ficha Técnica

A elaboração deste site foi feita com recursos do CNPq.

Site desenvolvido pela Voltz Design e Ateliê Ciclope.