A escrita é um instrumento que acompanha a humanidade há séculos. Não é diferente com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma conquista recente da comunidade surda após anos de repressão em sua forma de comunicação. No próximo Sábado com Libras, a oficina Escrita de Sinais apresenta possibilidades de ampliação do vocabulário para fluentes nessa língua.
A atividade acontece no sábado, dia 14 de outubro, às 10h. Nela, o público conhecerá e discutirá a história da escrita, relacionando-a a aspectos históricos, culturais e sociais da surdez. Em seguida, os participantes serão apresentados ao sistema SignWriting, de escrita de línguas de sinais, com explicações de como usá-lo especificamente para a Libras.
A oficina será ministrada por Helio Alves de Melo Neto, selecionado na Chamada de Proposta para Oficinas do Sábado com Libras, lançada pelo Espaço com intuito de buscar alternativas de acessibilidade junto à comunidade externa.
As inscrições já estão abertas para a atividade, que tem entrada gratuita e número de vagas limitado a 20. Os interessados devem enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com. A classificação indicativa é livre.
O Sábado com Libras atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Astronomia e expressões artísticas variadas são temas trabalhados nas oficinas, que têm como público pessoas que se comunicam em Libras.
Sábado com Libras: Escrita de Sinais Quando: Sábado, 14 de outubro, às 10h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Classificação: livre Inscrições: libras.conhecimento@gmail.com |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários