16 de agosto de 2025

Os estudos de fósseis são importantes fontes de informação sobre as origens da vida no planeta Terra e os caminhos para a conservação de sua biodiversidade. Com o objetivo de abordar a preservação do patrimônio geopaleontológico e a divulgação científica na área de paleontologia, o Espaço do Conhecimento UFMG lança o primeiro episódio (já disponível) da terceira temporada do podcast “Papo em Pauta”, com Beatriz Hörmanseder — paleontóloga, doutora em Biologia Animal e divulgadora científica.

Ao longo da conversa, Beatriz apresenta técnicas de arte digital 3D utilizadas em sua pesquisa de doutorado, incluindo a retrodeformação, que a permitiu simular como os pterossauros se locomoviam. Entre descobertas inusitadas, como encontrar fósseis em uma boate de Belo Horizonte, e reflexões profundas sobre ética e divulgação científica nas plataformas digitais, o episódio busca conduzir os ouvintes por um diálogo que entrelaça passado, presente e futuro, a partir da curiosidade que move a produção de ciência. 

“O ambiente digital facilita a comunicação com pessoas em diferentes lugares, mas quem realmente faz a divulgação científica acontecer é o público. As redes sociais vão mudar, mas as informações e a curiosidade vão permanecer. Seja no meio de uma praça, no Instagram ou no TikTok. A gente vai se adaptar e as histórias vão continuar sendo passadas adiante”, enfatiza Beatriz.

Beatriz Hörmanseder

Cientista não-binária, doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Patrimônio Geopaleontológico pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Se dedica a pesquisas com ênfase em curadoria, preservação e digitalização do patrimônio geopaleontológico. É divulgadora científica de Biologia e Paleontologia nas redes sociais (@bhor3d), palestrante e artista 3D.