23 de outubro de 2024

Existem conexões entre a literatura e o ensino? Como os vínculos estabelecidos entre essas duas áreas podem ampliar e fortalecer o desenvolvimento da educação antirracista? Quais são os benefícios proporcionados por práticas pedagógicas mais criativas e inovadoras? Com o objetivo de dialogar sobre tais questionamentos e celebrar o mês dos professores, o Espaço do Conhecimento UFMG lança um novo episódio (já disponível, em parte I e parte II) do podcast “Papo em Pauta”, com Lavínia Rocha — professora, escritora, influenciadora digital e vencedora do 1° Prêmio Perestroika para professores criativos do Brasil, na categoria de Educação Básica. 

Segundo dados de pesquisa sobre Educação Antirracista, realizada em 2022 pela Associação Nova Escola, metade dos 1.847 profissionais de educação entrevistados relataram terem presenciado situações de racismo nos últimos cinco anos, na escola onde trabalham. Sete em cada dez professores respondentes também desconhecem ou afirmaram não haver autores pretos entre os trabalhados na grade curricular do ano que lecionam. Tais informações reforçam a relevância da criatividade e da inovação em práticas pedagógicas, aliadas às discussões e ações sobre identidades e categorias sociais diversas, que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

“Pensar uma educação antirracista é a razão de tudo que eu faço e a gente precisa da literatura para criar sentimentos e subjetividades por meio da empatia. Eu não vejo saída para uma educação antirracista que não esteja de mãos dadas com uma literatura antirracista, capaz de guiar as nossas estratégias [pedagógicas] de maneira interseccional e transversal”, enfatiza Lavínia.

Lavínia Rocha

Nascida em Belo Horizonte (MG), Lavínia é licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Docência e Prática de Ensino em História. Em 2022, começou a lecionar e a compartilhar sua metodologia criativa nas redes sociais. No mesmo ano, recebeu o prêmio Perestroika para professores criativos e viu uma de suas publicações viralizar na internet: um vídeo em que confronta estereótipos negativos sobre a África e que destaca como seus alunos, após as aulas de História, passaram a ter perspectivas mais ricas e diversas sobre a cultura africana. Lavínia é autora da trilogia “Entre 3 mundos” e dos livros “Um amor em Barcelona”, “O mistério da Sala Secreta”, “Coisas incríveis acontecem” (sob o pseudônimo Lia Rocha, voltado para o público jovem e adulto), entre outras obras.