Como os astronautas voltam para a Terra?
02 de setembro de 2019

Pensamos muito em como chegar ao espaço: a preparação dos astronautas, o foguete que os leva até o destino e toda a tecnologia e o trabalho envolvidos no processo. Mas, depois que essas pessoas chegam até a Estação Espacial Internacional (EEI) — a 400 km da superfície do nosso planeta –, é preciso retornar. E aí? Você sabe como os astronautas voltam para a Terra?
Dados da viagem
Para nós, o espaço parece quase inalcançável. A viagem da EEI para a superfície terrestre, no entanto, é relativamente curta: são três horas e meia de uma jornada que, apesar de não ser longa, é intensa.
O meio de transporte é a Soyuz , nave espacial russa, utilizada por agências espaciais de outras partes do mundo também. O veículo, em geral, realiza sua aterrissagem no Cazaquistão, onde um grupo de socorro está preparado para atender os astronautas que chegam no nosso planeta.
Antes da jornada
O período que antecede o retorno à Terra é de muita preparação. Tanto por parte de quem está na Estação quanto por parte daqueles que estão trabalhando na Mission Control Centre, em Moscou. Por aqui, prepara-se a operação, analisando a órbita da EEI. Lá no espaço, é preciso relembrar os procedimentos de retorno e aprender sobre as condições da aterrissagem.
Uma queda controlada
É hora de se despedir dos outros membros da tripulação e viajar para a Terra! Para isso, é preciso vestir os trajes espaciais e ativar a Soyuz, que cumprirá uma série de processos até a chegada no Cazaquistão.
A viagem começa com o undocking: o desencaixe da cápsula, que se desliga da Estação Espacial. Em seguida, a Soyuz – assim como a EEI – passa a orbitar a Terra. O próximo passo é a separação da nave em três partes, de modo que só a seção tripulada chegará até o destino em segurança.
O módulo de descida, onde estão os astronautas, encontrará então a atmosfera terrestre, que ajudará a frear a cápsula em alta velocidade. O paraquedas também reduzirá sua rapidez, contribuindo para que parte do calor causado pelo atrito com a atmosfera seja dissipada.
Impacto
Chegar no solo não é tão simples quanto parece. O que acontece nesse momento causa confusão para quem não entende do assunto: 70 centímetros antes de atingir o solo, seis disparos simultâneos fazem com que pareça que houve uma explosão! Na verdade, trata-se apenas de mais um mecanismo para reduzir a velocidade da cápsula antes que ela atinja o solo. O momento é de comemorações: sejam bem-vindos ao planeta Terra.
Curtiu o conteúdo do Espaço? Cadastre seu e-mail aqui para receber a nossa Newsletter, um informativo mensal com toda a programação do museu, e fique por dentro de tudo o que rola por aqui! #VEMPROESPAÇO