Educação na Praça – Espaço do Conhecimento UFMG
 
Explore | Educação na Praça

Educação na Praça

O Espaço do Conhecimento UFMG torna público o resultado da chamada voltada para docentes, alunos de pós-graduação e técnicos administrativos da universidade que tenham projetos em andamento ligados à educação básica para proporem encontros do projeto Educação na Praça. O programa de formação de educadores realiza encontros mensais que abarcam diferentes áreas do conhecimento. Cada reunião tem um tema específico, e a atividade é aberta a educadores de ambientes escolares e não escolares.

Acesse o resultado aqui. Confira a chamada abaixo.

 

 

CHAMADA DE PROPOSTAS PARA OFICINAS DO PROJETO EDUCAÇÃO NA PRAÇA DO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG é um centro cultural constituinte da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e ligado à Diretoria de Ação Cultural (DAC/UFMG). Possui como objetivos principais a formação e a divulgação científica e cultural, através de exposições, oficinas, Planetário, observação astronômica e Fachada Digital, entre outras atividades de cunho artístico, cultural e científico.

Um dos projetos que vem sendo desenvolvido desde 2016, dentro deste propósito, é o Educação na Praça. Trata-se de um projeto de formação de educadores que promove encontros mensais em diferentes áreas do conhecimento, com atividades lúdicas, em interação com modelos e estratégias de ensino. A atividade tem como público-alvo educadores da rede básica de ensino que atuam em ambientes escolares e não escolares. Neste ano, o Espaço do Conhecimento UFMG abre inscrições a docentes, alunos de pós-graduação e técnicos administrativos da UFMG que tenham projetos em andamento ligados à educação básica ou realizados em parceria com professores da educação básica, para proporem encontros formativos no âmbito do projeto.

 

FORMA DE PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO:

  • A submissão de propostas deverá ser feita exclusivamente online, através de formulário disponibilizado no site do Espaço do Conhecimento UFMG, especificamente para esta chamada. Cada submissão poderá propor entre 1 (um) e 4 (quatro) encontros na mesma temática para um número de participantes de 10 a 20 pessoas, com duração mínima de uma hora e máxima de três horas de duração.
  • A submissão de propostas é aberta a professores, alunos de pós-graduação e técnicos administrativos envolvidos em projeto de pesquisa ou extensão de qualquer área da UFMG que queiram adaptá-lo ao formato do projeto Educação na Praça;
  • Serão priorizadas propostas ligadas a projetos já relacionados à educação básica e/ou desenvolvidos em parceria com professores da educação básica.
  • A inscrição de grupos ou coletivos deverá ser feita por um dos seus membros, ficando ele responsável pelo diálogo entre o grupo e a equipe do Espaço do Conhecimento UFMG.
  • Na submissão dos projetos, deverão constar:
    1.ementa do(s) encontro(s) formativo(s) proposto(s);
    2. proposta de plano(s) de aula;
    3.cópia do projeto de pesquisa desenvolvido na UFMG e articulado à proposta submetida.
  • O Espaço do Conhecimento UFMG não oferece qualquer tipo de remuneração ou compensação financeira pela realização das propostas acolhidas.

 

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

  • As propostas serão avaliadas e selecionadas pela equipe de coordenação do Espaço do Conhecimento UFMG.
  • As propostas serão avaliadas conforme os seguintes critérios, de caráter não eliminatório:
    1. Ser condizente com a finalidade científica e cultural do Espaço do Conhecimento UFMG e atenta a seus aspectos estéticos, educativos e políticos;
    2. Demonstrar criatividade e caráter inovador em termos de conteúdo e/ou metodologia;
    3. Solicitar recursos materiais e estruturais condizentes com o que pode ser oferecido pelo Espaço do Conhecimento UFMG;
  • Por outro lado, não serão consideradas propostas:
    1. De caráter publicitário, comercial ou institucional alheio à finalidade científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG;
    2. De caráter ofensivo, preconceituoso e de fomento a discursos de ódio;
    3. De partidos políticos ou promoção partidária;
    4. Que envolvam conteúdos dos quais não se possui licença para exibição ou veiculação.

 

DATAS E PRAZOS

  • Inscrição de propostas: até 24 de maio de 2019.
  • Divulgação do resultado da seleção: até 15 de junho de 2019.
  • Início da programação (condicionada à aprovação de proposta): agosto de 2019.
  • O(s) encontro(s) ocorrerá(ão) entre agosto e dezembro de 2019, aos sábados, de 10h às 13h.
  • O proponente poderá sugerir a(s) data(s) para a realização da proposta. No entanto, o acolhimento desta(s) data(s) levará em conta a disponibilidade de inseri-lo na programação sem prejuízo de outras ações já programadas e tempo hábil para realizar o trabalho de divulgação da ação junto ao público alvo e à imprensa.

 

REALIZAÇÃO DAS AÇÕES

  • A realização das propostas no Espaço do Conhecimento UFMG, assim como o uso de seus equipamentos e estrutura, deverá ser acompanhada por membro designado da equipe do Espaço e seguir condições pré-estabelecidas.
  • Os ajustes e a formatação final da proposta serão elaborados em conjunto com a equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento UFMG.
  • O Espaço do Conhecimento UFMG se reserva o direito de cancelar o(s) encontro(s) formativo(s) em caso de descumprimento do proponente dos prazos estabelecidos ou por outro(s) motivo(s) não previsto(s) nesta chamada.

 

BENEFÍCIOS DAS PROPOSTAS SELECIONADAS

  • Divulgação da ação para professores da educação básica, por e-mail, via site e redes sociais do Espaço do Conhecimento UFMG, bem como o recebimento das inscrições dos interessados.
  • Uso do espaço físico, mobiliário e equipamentos disponibilizados pelo Espaço do Conhecimento UFMG durante a preparação e a realização da atividade, em data e horário estabelecidos junto à equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade após a seleção da proposta.
  • Apoio da equipe do Espaço do Conhecimento UFMG no período de preparação, assim como no dia do encontro formativo, estabelecido dentro de suas possibilidades e de acordo com as demandas de cada proposta.
  • Registro fotográfico da ação.
  • Emissão de certificado tanto para os realizadores da ação quanto para os participantes.

 

OBRIGAÇÕES DOS PROPONENTES

  • Efetivar o proposto, observando os períodos e as condições acordados após sua aprovação, bem como zelar pela qualidade na execução.
  • Autorizar uso de imagem – dos autores e do trabalho desenvolvido – para fins de divulgação institucional do Espaço do Conhecimento UFMG e de seus parceiros, em quaisquer mídias e em qualquer momento.
  • Responsabilizar-se, já no ato da submissão da proposta, pela autoria e originalidade da proposta, bem como sobre os direitos de uso das imagens, sons, textos, softwares e quaisquer outros materiais e ferramentas protegidos por direito autoral, direito de uso de imagem ou patente, que venham a ser utilizados em seu desenvolvimento.