Desde agosto de 2016

Inspiração para narrativas e culturas diversas, representação de ideias e conceitos religiosos, fonte de estudo para a ciência, fronteira para o desconhecido. Exatamente por isso o céu também pode ser tratado como patrimônio natural e cultural. Essa é a ideia central da exposição O céu como Patrimônio.
Com base em belas imagens e fotografias de várias localidades de Minas Gerais, a mostra criada e produzida pela equipe do Espaço entrou em cartaz em agosto de 2016.
A exposição foi estruturada em três partes: Céu, Patrimônio Natural e Patrimônio Cultural. As fotografias foram feitas durante as gravações do documentário de mesmo nome, em formato fulldome, próprio para projeção no Planetário.
A exposição pôde ser vista no Terraço Astronômico do Espaço, onde ocorrem observações de corpos celestes via telescópio. Os visitantes também se encantaram com projeções do acervo de imagens e uma seleção especial de música com a temática relacionada a céu.
A acessibilidade a deficientes visuais foi facilitada por meio de pequenas reproduções táteis das imagens e legendas em braile.
A curadoria foi de Leonardo Marques Soares, Maurício Silva Gino, Silvania Sousa do Nascimento e Vitor Amaro. A curadoria musical foi de Nísio Teixeira.
Quer saber mais? Assista aqui à reportagem da TV UFMG sobre a mostra.








