Há mais de treze anos, o Espaço do Conhecimento UFMG mantém o compromisso de estimular a conexão entre a universidade e a sociedade, por meio de visitas agendadas que visam ampliar o acesso à cultura, ciência e arte para crianças, jovens, adultos e idosos de diferentes locais. Em 2023, o museu recebeu mais de 8.400 visitantes agendados, provenientes de escolas públicas e privadas, ONGs, fundações e outras instituições. 

 

Neste ano, o Espaço do Conhecimento segue promovendo visitações gratuitas em que os grupos serão guiados pela equipe de mediadores através das exposições “Demasiado Humano” e “MetropoliTRAMAS” e por sessões imersivas de astronomia, no Planetário. Os interessados podem se inscrever para o agendamento de visitas ao museu nos meses de março e abril, a partir do dia 23 de fevereiro (sexta-feira). As inscrições serão realizadas via formulários, disponibilizados no site. Os formulários estarão disponíveis para preenchimento do dia 23/02 (sexta-feira), às 12h, ao dia 24/02 (sábado), às 17h. 

 

A visitação acontece em grupos de, no máximo, 45 estudantes e 5 acompanhantes. As visitas poderão ser realizadas no turno da manhã (09h às 11h), no turno da tarde (14h às 16h), no turno da noite (quartas-feiras, 19h às 21h) e aos sábados de manhã (10h às 12h). 

 

O preenchimento do formulário não corresponde ao imediato agendamento da visita. Após o envio, os grupos inscritos participarão de um sorteio público a ser realizado no dia 26/02 (segunda-feira), no canal de YouTube do museu. 

 

Segundo Jonathan Barboza, mestrando em Educação e Docência pela UFMG e assistente de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, o atual processo de agendamento de visitas permite que os interessados tenham mais tempo para preencher os dados no formulário, de forma mais fiel à realidade do seu grupo, para que a equipe possa organizar as práticas educativas de acordo com as especificidades de cada instituição. Além disso, evita que a ordem de preenchimento interfira no resultado dos grupos selecionados. “Por meio do sorteio público, é possível atender novos grupos que já conheciam o Espaço do Conhecimento, mas que nunca tinham realizado uma visita mediada. Esse processo nos dá a oportunidade de ampliar o alcance de novos públicos aos equipamentos culturais e aproximar as escolas do potencial educacional dos museus”, conclui Jonathan.

 

O resultado será divulgado no site do Espaço do Conhecimento UFMG e as instituições selecionadas serão comunicadas via e-mail. Para mais informações consulte a política de agendamento disponível aqui.

 

Contato:

E-mail: agendamento.conhecimento@gmail.com | agendamento@espacoconhecimento.ufmg.br

Telefone: (31) 99862-4218 | (31) 3409-8360

 


 

Serviço: Agendamento de visitas no Espaço do Conhecimento UFMG: inscrições para grupos se iniciam no dia 23 de fevereiro

Abertura do agendamento: 23 de fevereiro (sexta-feira), às 12h

Fechamento: 24 de fevereiro (sábado), às 17h

Sorteio público (YouTube): 26 de fevereiro (segunda-feira)

Início das visitações: 12 de março (terça-feira)

Vagas: 

Turno Manhã (terça a sexta, 09h às 11h) – https://forms.gle/mTNkiBX5LLWGxdLXA

Turno Tarde (terça a sexta, 14h às 16h) – https://forms.gle/8f6cxUAJnCZyeQ2X6

Turno Noite (quartas, 19h às 21h) – https://forms.gle/8hUG1kJdijQeUj5o7

Sábados (10h às 12h) – https://forms.gle/wn51CDXWixGHTavm7

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.