10 de julho de 2025

 

As animações tomam conta da Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG com a 22ª edição da Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA). A parceria de longa data entre o museu e o festival está de volta para celebrar o melhor da produção independente, com três programas diferentes exibidos nos domingos 13, 20 e 27 de julho, das 18h às 21h.

 

Nesta edição, o público poderá conferir uma seleção especial com os curtas mais marcantes da 22ª MUMIA, reunindo animações com temáticas livres e acessíveis para toda a família. As obras vêm de diversas regiões do Brasil e também da França, compondo uma mostra diversa em estilos, linguagens e histórias.

 

A curadoria é assinada por Sávio Leite, coordenador e idealizador da mostra. Confira a programação completa abaixo!

 

PROGRAMAÇÃO

 

PROGRAMA 1 

13 de julho de 2025

 

Way Back Then

Direção: Evan Matuszynski, Naïs Toutain, Inès Hurbain, Valentin Haubertin 

Duração: 7 minutos e 19 segundos

Origem: França | 2023

 

Lulina e a Lua 

Direção: Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos

Duração: 14 minutos

Origem: Santos | 2023         

 

O Barco 

Direção: Rodolpho Pinotti 

Duração: 17 minutos e 38 segundos

Origem: Monteiro Lobato | 2024

 

Estação Armênia 

Direção: Jonatas William 

Duração: 02 minutos

Origem: São Paulo | 2024

 

The Last Drop 

Direção: Constance Braun, Mathilde Zupancie, Lauriane Devaux, Timothée Adens, Charlie Bossuyt, Raphaël Debroize, Baptiste Janusz 

Duração:  5 minutos e 16 segundos

Origem: França

 

Queda Livre 

Direção: João Emanuel Santos Ramos & Luiz Alan Jardim Brito

Duração: 04 minutos e 15 segundos

Origem: Belo Horizonte | 2024

 


 

PROGRAMA 2 

20 de julho de 2025

 

Solus 

Direção: Giulia Giovanete 

Duração: 2 minutos e 18 segundos

Origem: Sorocaba | 2023

 

#DoudouChallenge 

Direção: Julie Majcher, Alexandra Delaunay-Fernandez, Sixtine Emerat, Marine Benabdallah-Crolais, Scott Pardailhé-Galabrun, Noémie Segalowicz

Duração: 6 minutos e 16 segundos

Origem: França | 2023

 

Tardes no Escarafuncha

Direção: Fernando Ferreira Garróz

Duração: 12 minutos

Origem:  França | 2022

 

Poupées Temporelles

Direção: Arthur Davignie, Maxence Desein, Hélia Deplanque

Duração: 5 minutos e 25 segundos

Origem:  França | 2023   

 

O Nome da Vida 

Direção: Amanda Pomar e Fernanda Roque

Duração: 13 minutos

Origem: Juiz de Fora – MG | 2024

 


PROGRAMA 3

27 de julho de 2025

 

O Cacto

Direção: Ricardo Kump

Duração: 10 minutos

Origem: São Paulo | 2023

 

Coaxo 

Direção: Cecilia Silva Martinez

Duração: 04 minutos e 22 segundos

Origem: Pelotas | 2023

 

Au 8ème Jour

Direção: Agathe Sénéchal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin e Théo Duhautois 

Duração: 08 minutos e 12 segundos

Origem: França| 2023

 

Spot the Differences

Direção: Brune de Cerval, Fleur Larcena, Clémence Beauprez, Aurélie Lequien, Yohan Gameiro, Samantha Liu 

Duração: 06 minutos e 44 segundos

Origem: França | 2023

 

▲ (ALT 30)

Direção: Mathis Hernoë, Alexandre Clermont, Thomas Louchet

Duração: 06 minutos e 30 segundos

Origem: França | 2023

 

Perdido

Direção: Bruno Heleno

Duração: 01 minuto

Origem: Belo Horizonte | 2022

 

Pororoca 

Direção: Fernanda Roque e Francisco Franco

Duração: 06 minutos

Origem: Juiz de Fora – MG | 2024

 

Receita de Vó

Direção: Carlon Hardt

Duração: 02 minutos e 34 segundos

Origem: Curitiba | 2024

 


 

Serviço: 23ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA) no Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 13, 20 e 27 de julho (domingos), das 18h às 21h

Classificação: Livre

Programação: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/programacao-mumia/

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.  

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.