Estão abertas as inscrições para bolsistas de extensão no Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu!

 

Vagas: 20 (vinte) vagas para atuar no núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, sendo:

– 09 (nove) vagas para bolsa PBEXT; 

– 11 (onze) vagas para bolsa PBEXT Ação Afirmativa.

As bolsas PBEXT Ação Afirmativa são destinadas, exclusivamente, a estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas e/ou classificados socioeconomicamente no nível I, II ou III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP); estudantes mães com criança cursando o Ensino Infantil ou Fundamental na rede pública de ensino; estudantes travestis e transexuais; estudantes com deficiência; estudantes indígenas e quilombolas; estudantes refugiados. O candidato a essa bolsa deve apresentar qualquer documento que comprove uma das condições descritas acima no momento da inscrição.

Inscrições: As inscrições serão realizadas de 04 a 19 de fevereiro de 2026, através do formulário disponível no endereço: https://forms.gle/xH4j1gWhsES45HaA7

Período de vigência da bolsa: até 28/02/2027

Valor da bolsa: R$ 700,00

Carga-horária: 20 horas semanais

Pré-requisitos:

– Estar matriculado preferencialmente em cursos de licenciatura da UFMG. Serão aceitas também inscrições de outros cursos de graduação;

– Ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação às atividades de extensão (mediação de exposições, participação em oficinas e outras atividades);

– Não ter vínculo empregatício ou acúmulo de bolsas no período de desenvolvimento do projeto;

– Estar disponível para assumir a bolsa em março de 2026;

– Caso seja selecionado para a bolsa, possuir conta bancária ativa, do tipo conta-corrente, da qual seja o único titular.

No ato da inscrição o(a) candidato(a) deve indicar a qual modalidade de bolsa concorrerá: bolsas PBEXT ou bolsas PBEXT Ação Afirmativa.

 

Documentos para inscrição:

O(a) candidato(a) deve informar, pelo formulário, nome, curso, período, número de matrícula, telefone para contato, disponibilidade de turno para dedicação às atividades presenciais (manhã, tarde, noite, fim de semana) e os seguintes anexos:

  • Link do Currículo Lattes atualizado, necessário para a inscrição dos selecionados no sistema de fomento da UFMG;
  • Plano de estudo SIGA (gerado em pdf pelo site https://sistemas.ufmg.br/aluno-grad/home.seam > Siga UFMG: Siga UFMG: acesso para alunos de graduação > Minhas matrículas > Minhas atividades em curso e cursadas);
  • Redação de 1 a 2 laudas sobre o tema “Sua percepção sobre o Espaço do Conhecimento UFMG e seu interesse em atuar como bolsista no Núcleo de Ações Educativas e Mediação do Museu”.

 

Seleção:

– 1ª etapa: Serão avaliados: o currículo, o plano de estudo e a redação, enviados na inscrição. Na análise do currículo será valorizada preferencialmente as experiências prévias de atuação em museus, espaços de educação formal e não formal e outras instituições culturais.

– 2ª etapa: Os candidatos aprovados na 1ª etapa serão chamados para Entrevista e Apresentação, cujo tema e agendamento serão detalhados via e-mail.

 

Resultados:

O resultado será divulgado até o dia 09 de março de 2026, no site do museu.

Acesse as informações completas no Edital