12 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para bolsistas de extensão no Núcleo de Comunicação e Design do museu!

 

Vagas: 03 (três), sendo:

COMUNICAÇÃO

– 1 (uma) vaga PBEXT para Bolsista de Comunicação
(Produção, gravação e edição de vídeos curtos para divulgação de atividades e projetos do museu [TikTok, Reels, Shorts], participação e registro de atividades e eventos, produção de releases materiais para imprensa, suporte a demandas de comunicação interna, assessoria de comunicação e redes sociais);

– 1 (uma) vaga PBEXT Ação Afirmativa para Bolsista de Comunicação-Áudio
(Atuação em projetos com ênfase na produção de podcasts [roteirização/adaptação, narração e edição], captação e edição de áudio para exposições, mixagem, montagem de trilhas, auxílio na operação de microfones e em mesa de som durante eventos).

As bolsas PBEXT Ação Afirmativa são destinadas, exclusivamente, a estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas e/ou classificados socioeconomicamente no nível I, II ou III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP); estudantes mães com criança cursando o Ensino Infantil ou Fundamental na rede pública de ensino; estudantes travestis e transexuais; estudantes com deficiência; estudantes indígenas e quilombolas; estudantes refugiados. O candidato a essa bolsa deve apresentar qualquer documento que comprove uma das condições descritas acima no momento da inscrição.

DESIGN

– 1 (uma) vaga PBEXT para Bolsista de Design
(Criação de produtos e identidades visuais, produção de peças gráficas para impressão e redes sociais, gifs, animações, ilustrações, diagramação de cartazes, cartilhas, folders, livretos, revistas, catálogos, dentre outras publicações impressas e digitais, desenvolvimento de conteúdos interativos e projetos de sinalização).

Inscrições: As inscrições serão realizadas de 12/02 a 25/02/2026, através dos formulários disponíveis nos endereços abaixo:

VAGAS COMUNICAÇÃO-ÁUDIO ou COMUNICAÇÃO: https://forms.gle/BrbH7k9rxGszCDJL7

VAGA DESIGN: https://forms.gle/6yWtfg2HGbgahq2c7

 

Período de vigência da bolsa: até 28/02/2027

Valor da bolsa: R$ 700,00

Carga-horária: 20 horas semanais

 

Pré-requisitos:

COMUNICAÇÃO-ÁUDIO ou COMUNICAÇÃO

– Estar matriculado(a) em qualquer curso de graduação da UFMG, preferencialmente no curso de Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda;

– Ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação às atividades de extensão;

– Não ter vínculo empregatício ou acúmulo de bolsas no período de desenvolvimento do projeto;

– Estar disponível para assumir a bolsa em março de 2026;

– Caso seja selecionado(a) para a bolsa, possuir conta bancária ativa, do tipo conta-corrente, da qual seja o(a) único(a) titular.

DESIGN

– Estar matriculado(a) nos cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e afins. A pessoa candidata deve ter conhecimento em Illustrator, Indesign e Photoshop;

– Ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação às atividades de extensão;

– Não ter vínculo empregatício ou acúmulo de bolsas no período de desenvolvimento do projeto;

– Estar disponível para assumir a bolsa em março de 2026;

– Caso seja selecionado para a bolsa, possuir conta bancária ativa, do tipo conta-corrente, da qual seja o único titular.

– Ilustração e edição de vídeo/animação serão considerados diferenciais.

Documentos para inscrição:

O(a) candidato(a) deve informar no formulário: nome, curso, período, número de matrícula, telefone para contato, disponibilidade de turno para dedicação às atividades presenciais (manhã, tarde, noite, fim de semana) e os seguintes anexos:

  • Portfólio (obrigatório para pessoas candidatas às vagas de Design);
  • Documento de Curriculum Vitae (CV);
  • Plano de estudo SIGA (gerado em pdf pelo site https://sistemas.ufmg.br/aluno-grad/home.seam > Siga UFMG: Siga UFMG: acesso para alunos de graduação > Minhas matrículas > Minhas atividades em curso e cursadas);
  • Redação de 1 a 2 laudas sobre o tema “Sua percepção sobre o Espaço do Conhecimento UFMG, sua relação com os temas cultura, ciência e/ ou arte e seu interesse em atuar como bolsista no Núcleo de Comunicação e Design do Museu”.

 

Seleção:

– 1ª etapa: Serão avaliados: os currículos, portfólios, o plano de estudo e a redação, enviados na inscrição. Na análise do currículo será valorizada preferencialmente as experiências prévias em atuação em museus e instituições culturais afins;

– 2ª etapa: As pessoas candidatas aprovadas na 1ª etapa serão convidadas para Entrevista e Teste Prático, cujo tema a ser informado e agendamento dar-se-ão via e-mail.

Resultados:

Os resultados finais serão divulgados até o dia 10 de março de 2026, no site do Espaço do Conhecimento UFMG.

Acesse as informações completas no Edital.