Estão abertas, até 06 de março, as inscrições para a Chamada Pública de obras audiovisuais que integrarão a programação da Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG em 2026. As produções selecionadas serão exibidas na Fachada do museu, promovendo diálogos com um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, e chamando a atenção de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias. As inscrições gratuitas devem ser realizadas exclusivamente via formulário online.

 

Podem participar artistas, estudantes, pesquisadores, servidores da UFMG e proponentes da sociedade civil. Serão aceitos vídeos autorais produzidos ou adaptados para o suporte da Fachada, em diálogo com os eixos temáticos do museu, como cidade e universidade, divulgação científica, diversidade, meio ambiente e experimentações artísticas. Cada proponente pode enviar até duas propostas, entre as quais no máximo uma será selecionada.

 

A avaliação ficará a cargo da Comissão Curatorial do Planetário e da Fachada Digital do museu, que observará critérios como coerência conceitual, adequação ao suporte, viabilidade técnica e potencial artístico. O resultado tem divulgação prevista até 30 de abril de 2026.

 

As obras escolhidas farão parte da programação pública da Fachada Digital e receberão certificado de participação. O edital completo da Chamada Pública nº 01/2025 e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do museu.

 

Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG

Durante a noite, a Fachada do Espaço do Conhecimento UFMG se transforma em uma grande tela de projeção: revestida por um material vítreo especial, exibe imagens, vídeos e conteúdos audiovisuais relacionados à programação do museu, da Universidade e da sociedade. O sistema de projeção é composto por 12 projetores, integrados por um sistema de distribuição que divide a imagem em doze seções. A Fachada exibe produções que aproximam ciência, arte e cultura: fotografias, poemas, curtas, animações, mostras temáticas, conteúdos da universidade e propostas externas submetidas em chamadas públicas. Ao lado dos prédios históricos que compõem o Circuito Liberdade, os painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando a experiência do conhecimento à rua e à cidade.

 

Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG seleciona produções audiovisuais para programação de 2026 na Fachada Digital

Clique aqui e acesse o edital


Inscrições: Via formulário online, disponível aqui

Prazo: Até 06 de março de 2026

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a Universidade e o governo do estado de Minas Gerais. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.