Como parte da programação do Novembro Negro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta a exibição “Reflexões Urbanas, por Lidia Viber”. Entre os dias 01 e 30/11, a partir das 18h, o museu convida os transeuntes da Praça da Liberdade para admirar e refletir sobre as reverberações da vida urbana. As projeções incluem uma seleção diversificada de obras da artista Lidia Viber, variando de murais e graffitis que exploram a dinâmica das urbanidades, até telas que revelam um universo mais íntimo por meio de técnicas mistas. 

 

Lidia conta que o processo de escolha das obras foi meticuloso, com o objetivo de apresentar uma narrativa visual coesa que tece uma conexão entre a vida urbana e a introspecção pessoal, celebrando a resiliência e a transcendência através da arte. “Esta exibição é mais do que uma celebração da minha trajetória artística. É uma demonstração da arte como um veículo de empoderamento e inspiração, especialmente para comunidades marginalizadas. É uma ode à resiliência da mulher negra e uma prova vivente de que através da arte, barreiras podem ser transcendidas e novos horizontes alcançados”, afirma a artista.

 

Lidia Viber

Nascida na Zona Leste de Belo Horizonte entre as periferias do Alto Vera Cruz e Taquaril, a jornada artística de Lidia começou em 2002, como um meio de resistência e transcendência. Na última década, residindo no Rio de Janeiro, suas produções alcançaram corações e muros de diversos países, como Alemanha, Argentina, Portugal, França e Haiti. As criações da artista transitam por um universo lúdico, inspiradas pelo realismo mágico, e  mesclam o estilo do graffiti urbano e do muralismo. 

 

Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG

A Fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, o que transforma o edifício em uma grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na Fachada, promovendo uma interface entre o museu e a Praça da Liberdade. Ao lado dos prédios históricos que compõem o Circuito Liberdade, os painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando a experiência do conhecimento à rua e à cidade. O Espaço do Conhecimento recebe propostas externas gratuitas para a Fachada Digital. Uma vez enviadas, os materiais são analisados pela Comissão Curatorial desta mídia. Para submeter uma proposta, acesse o site: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/descubra/fachada-digital/.

 


 

Serviço: Exibição na Fachada Digital: Reflexões Urbanas, por Lidia Viber (Novembro Negro)

Quando: 01/11 a 30/11, a partir das 18h

Público: Todos os transeuntes da Praça da Liberdade

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.