
Durante o primeiro trimestre de 2026, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG poderão conhecer a exposição Diários Transnacionais, em cartaz até o dia 15 de março, com entrada gratuita, no hall do 5º andar. A mostra apresenta os resultados de uma pesquisa internacional que investiga as relações entre migração, comércio e formas de subsistência urbana na rota Brasil-China, a partir de experiências vividas especialmente no hipercentro em Belo Horizonte.
A exposição constrói um espaço sensível de encontro com memórias, trajetórias e narrativas ligadas à economia popular chinesa na cidade. Por meio de imagens, textos e elementos visuais, o público é convidado a perceber os fluxos de pessoas, mercadorias e saberes que atravessam o cotidiano urbano, revelando dimensões concretas e afetivas da globalização. Os conteúdos apresentados resultam de encontros etnográficos, workshops e processos colaborativos realizados com participantes da pesquisa. A fotografia ocupa lugar central na mostra, não apenas como registro, mas como método de aproximação, troca e coautoria. As imagens revelam vínculos familiares, redes de trabalho, percursos pela cidade, idiomas, afetos e gestos que compõem a presença chinesa em Belo Horizonte.
Na dimensão espacial, a montagem propõe uma “topografia do trânsito”, formada por tecidos coloridos suspensos, guiados por barras de bambu, fios de nylon e cabos de aço. Esses elementos flutuam no hall do 5º andar e conduzem o visitante por rolos de tecido impressos com fotografias e textos bilíngues, em português e mandarim, criando um percurso que evoca deslocamento, circulação e encontro. Integrando a programação especial de férias do museu, Diários Transnacionais amplia as possibilidades de visitação no período e convida públicos de diferentes idades a refletirem sobre migração, cidade e convivência a partir de histórias reais.
Fruto de uma parceria entre a Birkbeck, University of London, e a UFMG, o projeto tem coordenação da Profa. Mara Nogueira (PI), com colaboração dos Profs. João Tonucci (Cedeplar/FACE/UFMG) e Renata Marquez (EA/UFMG). A pesquisa foi contemplada com financiamento da British Academy, por meio do edital UK’s Official Development Assistance (ODA) – International Interdisciplinary Research Projects 2024.
| Serviço: Exposição Diários Transnacionais
Quando: Até 15 de março de 2025 Site: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/exposicoes/diarios-transnacionais/ Onde: Hall do 5° andar -Espaço do Conhecimento UFMG Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Belo Horizonte |
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O museu integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.