Os brinquedos são, para além de um simples passatempo, importantes ferramentas de descoberta, incentivo e conforto. Crianças e adultos com Síndrome de Down podem se beneficiar de objetos adaptados que estimulem a percepção visual, sonora e tátil, seja no ambiente familiar ou em espaços de convivência e recreação. As garrafas sensoriais, por exemplo, são mecanismos lúdicos de aprendizado sensorial e estímulo da curiosidade, com inúmeros benefícios para o desenvolvimento motor e fortalecimento dos movimentos dos braços e das mãos. Além disso, também atuam como importantes suportes para o relaxamento, proporcionando momentos de calma e tranquilidade. 

 

Nesta oficina gratuita, os participantes poderão confeccionar suas próprias garrafas sensoriais, em um ambiente inclusivo e divertido para o encontro e interação entre pessoas com T21! Ao explorar diferentes elementos sensoriais, como cores, texturas e sons, os participantes aprimoram seus sentidos da visão, audição e tato. As garrafas plásticas, bem como os materiais diversos para criar um objeto personalizado, como bolinhas de hidrogel, penas, lantejoulas, botões, areia e recortes de EVA, serão disponibilizadas aos participantes para uma experiência rica e envolvente!

 

A “Oficina Garrafas Sensoriais”, direcionada para pessoas com T21 (Síndrome de Down) a partir de 07 anos, acontece no dia 14/10 (sábado), às 14h, e tem duração estimada de 1h. A atividade integra a programação da Semana das Crianças do Espaço do Conhecimento. Serão oferecidas 15 vagas preenchidas por ordem de chegada, mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis a partir de 2h antes do horário de início. Participe! 

 


 

Oficina Garrafas Sensoriais

Quando: 14/10 (sábado), às 14h

Público: Pessoas com trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), a partir de 07 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 pessoas

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.