UFMG – Em junho de 2024, o Conselho Universitário aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG para o período de 2024 a 2029. Além de afirmar o compromisso com o desenvolvimento da instituição, o documento serve de referência para o processo de recredenciamento institucional da UFMG pelo Ministério da Educação, previsto para 2029.

- PDI do centenário
O documento foi estruturado e apresentado por comissão instituída em março de 2023 pela Reitoria e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), composta por representantes dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes da instituição.
A obrigatoriedade de tal instrumento foi estabelecida com o duplo objetivo de, por um lado, aumentar a transparência no relacionamento com outras instituições e com a sociedade em geral, e, por outro lado, consolidar as bases em que se fundamentam o planejamento e a gestão interna da instituição.
Além de cumprir a exigência legal, o plano – também chamado de PDI do Centenário por contemplar o aniversário de 100 anos da Universidade, em 2027 – atua como importante instrumento de planejamento estratégico e se desdobra em ações relacionadas a políticas acadêmicas, de gestão e de infraestrutura.
Desde a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de 2004, a UFMG produziu três PDIs: PDI 2008-2012; PDI 2013-2017 e PDI 2018-2023.