Entre inúmeras atividades que buscam despertar importantes reflexões sobre as multiplicidades dos povos originários no Brasil, a programação do Agosto Indígena no Espaço do Conhecimento UFMG promove visitas mediadas à exposição “Mundos Indígenas”. O público poderá visitar a mostra com a equipe de mediadores do museu nos dias 13 e 27/08, às 15h. Já no dia 19/08, às 14h, o projeto “Sábado com Libras” convida pessoas da comunidade surda e demais públicos, a partir de 05 anos, para uma visita mediada acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os ingressos para as visitas mediadas são gratuitos e emitidos 2h antes das atividades.

 

Confira as informações completas:

 

Visita mediada à exposição “Mundos Indígenas”

 

Quando: 13/08 (domingo), às 15h, e 27/08 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: A equipe de mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes para uma imersão em todos os eixos da exposição “Mundos Indígenas”, onde poderão conhecer os universos sensíveis e os diferentes modos de viver, saber e cuidar de cinco de povos originários brasileiros: Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop.

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 participantes

Onde: 2° andar (Exposição “Mundos Indígenas”) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Visita mediada à exposição “Mundos Indígenas” – Acessível em Libras

 

Quando: 19/08 (sábado),  às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: A visita acessível em Libras é uma ação do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento e integra o projeto “Sábado com Libras”. A atividade será realizada em português e em Libras e visa realizar um convite aos visitantes para uma imersão na exposição “Mundos Indígenas”, por meio dos cinco povos presentes na exposição. 

Público: Pessoas da comunidade surda e demais públicos, a partir de 05 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 participantes

Onde: 2° andar (Exposição “Mundos Indígenas”) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.