Objetos Voadores Não Identificados – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Objetos Voadores Não Identificados

Objetos Voadores Não Identificados

18 de agosto de 2020

 

Olhamos para o céu há milênios, reconhecemos padrões, criamos constelações, definimos o calendário e usamos as estrelas como referência para nos locomover, plantar e construir. Porém, eventualmente nos deparamos com objetos ou luzes que não conseguimos identificar, e a estes chamamos de Ovnis, Objetos Voadores Não Identificados, que é uma tradução direta do termo em inglês UFO, Unidentified Flying Objects.

 

Acredita-se que a primeira menção a um ovni tenha sido feita em 1947 por um piloto americano que relatou ter observado nove objetos semelhantes a discos movendo-se em alta velocidade, daí surgindo o termo disco voador. Vale dizer que qualquer objeto que esteja voando e que não conseguimos identificar é classificado como um ovni, não sendo necessariamente uma nave alienígena. 

 

Os astronautas John Young, Thomas Mattingly e Charles Duke, da Apollo 16, capturaram cerca de quatro segundos de imagens de vídeo de um objeto que parecia muito com a versão de Hollywood de uma espaçonave, que apareceu momentaneamente perto da Lua.

 

Imagem avistada pelos astronautas da Apollo 16. Créditos: NASA

 

O objeto foi descrito como “um objeto em forma de disco com uma cúpula no topo”. As imagens foram capturadas a partir de uma janela do módulo de comando da Apollo 16, e a medida que a câmera girava, o objeto saia do campo de visão, reaparecendo quando a câmera voltava para sua posição inicial. Recentemente, através da análise digital das imagens, descobriu-se que aquele objeto era nada mais do que um reflexo de um holofote da própria Apollo 16.

 

Análise digital da imagem. Créditos: NASA

 

Ainda recentemente, o Departamento de Estado dos EUA divulgou alguns vídeos em que podemos observar “objetos voadores” que não se consegue identificar sua natureza e origem.

 

Frame de um dos registros divulgados pelo governo estadunidense. Créditos: BBC

 

O Arquivo Nacional possui o Fundo Objeto Voador Não Identificado, que é um acervo sobre Ovnis produzido pelo Comando da Aeronáutica do Brasil. Temos 743 registros, entre textos e vídeos, de objetos não identificados. O fundo sobre OVNIs pode ser acessado através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), que fica disponível on-line.

 

No Brasil, a primeira ocorrência de um Objeto Voador Não Identificado data de 1952, e foi retratada da seguinte forma:

 

Créditos: Arquivo Nacional

 

Sempre iremos nos questionar se estamos sozinhos no Universo. Quem sabe um dia vamos descobrir a resposta? Mas é importante termos em mente que os ovnis não são provas de vida fora da Terra. A maioria dos relatos, depois de investigados, são identificados como fenômenos mundanos ou naturais. Para uma parcela entre 25% e 30% dos casos estudados, não é encontrada explicação, mas não há nenhuma evidência cientifica que possa suportar que eles tenham origem extraterrena. A única certeza que podemos ter é que ainda não conseguimos explicar tudo o que vemos.

 

[Texto de autoria de Diógenes Pires, assistente do Núcleo de Astronomia]