20 de outubro de 2025

Viajar pelo Brasil com uma mochila nas costas, um guia de museus e uma única missão: fazer com que a ciência alcance públicos cada vez mais diversos. Para compartilhar essa corajosa trajetória que conecta viagens solo e divulgação científica, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta um novo episódio (já disponível) do podcast “Papo em Pauta”, com Júlia Quintaneiro — bióloga, mestre em Educação, viajante e divulgadora de ciência.

Dados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência & Tecnologia no Brasil”, realizada em 2023 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), demonstraram que a participação em ações relacionadas à ciência e tecnologia cresce com as taxas de escolaridade e renda, e é mais baixa entre residentes da área rural e idosos. Mesmo com uma vasta gama de instituições museais abertas ao público no país, de forma presencial e digital, o acesso a esses espaços ainda é bastante restrito, demandando políticas públicas e iniciativas de divulgação científica para que a população se sinta convidada a adentrar e a dialogar com os museus.   

“Eu visualizo os museus como uma porta de entrada, mas nem todo mundo se sente convidado a entrar. Então, a gente sempre precisa incentivar e democratizar a visitação. Cada pessoa pode e deve ter a oportunidade de dialogar, formar percepções próprias e colaborar com as instituições museais”, afirma Júlia.

Júlia Quintaneiro

Bióloga e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência como produtora de conteúdo para as instituições SOS Pantanal e Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação (Rede Pró UC). Fundadora da escola de divulgação científica Potencial Biótico. É viajante e divulga museus de ciência nas redes sociais (@juliaquintaneiro).