A curiosidade das crianças é uma característica inerente a elas. Enquanto crescem, os pequenos estão constantemente em busca de compreender o funcionamento do mundo e dos objetos ao seu redor, ao mesmo tempo em que desejam compartilhar conhecimento. A fim de incentivar a potencialidade do aprendizado através das brincadeiras, o Espaço do Conhecimento UFMG promove uma programação especial para a Semana das Crianças (07 a 15 de outubro), com atrações lúdicas que proporcionam a aprendizagem, por meio de acessibilidade e novas experiências. No sábado (07/10), a Praça da Liberdade recebe atividades gratuitas do evento “Se essa rua fosse nossa”. Já na semana seguinte (14/10), o museu convida públicos de diversas idades para uma observação astronômica do Eclipse Solar Parcial, na Esplanada do Mineirão. 

O término do período de manutenção do 4º andar do museu, a partir do dia 10/10 (terça-feira), também permitirá que os visitantes aproveitem a exposição “Demasiado Humano” com ainda mais qualidade técnica, informacional e expositiva. Uma visita mediada por todos os andares da exposição será realizada no dia 15/10 (domingo).  

A programação também inclui diversas sessões de planetário, uma oficina voltada para pessoas com trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), uma edição do projeto “Sábado com Libras” voltada ao público infantil, contação de histórias do continente africano, além de atividades em que os participantes poderão experienciar um dia de astronauta, aprender os pontos básicos do crochê e mais.

 

Confira a programação completa!

 

Observação solar (Se essa rua fosse nossa)

 

 

Quando: 07/10 (sábado), às 10h

Descrição: Ao longo da atividade, se propícias as condições climáticas, o público terá a oportunidade de observar o Sol em detalhes, percebendo manchas solares por meio de um telescópio equipado com um filtro solar adequado para observação segura do astro.

Público: Todos os públicos, acima de 06 anos

Duração aproximada: 2h

Onde: Alameda da Educação – Praça da Liberdade – Funcionários

 


 

Oficina “Descobrindo os Dinossauros” (Se essa rua fosse nossa)

 

 

Quando: 07/10 (sábado), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: Na atividade, os participantes conhecerão alguns fatos sobre os dinossauros, o período em que viveram e as diferenças entre alguns deles – com foco no Tiranossauro Rex. O público também confeccionará um Tiranossauro Rex de origami, tornando a oficina ainda mais divertida.

Público: Todos os públicos, acima de 08 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: Alameda da Educação – Praça da Liberdade – Funcionários

 


 

Oficina “Histórias da África de A a Z”

 

 

Quando: 08/10 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: Contação de histórias de países do continente Africano, em especial das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. A atividade tem o objetivo de promover o encontro com diferentes culturas e a valorização dos saberes africanos. A contação de histórias busca contribuir para a reflexão sobre as diferenças culturais dentro do continente, desmistificando a ideia de uma África única e homogênea.

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 participantes

Onde: 3° andar (Instalação “Cosmogonias”) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Libras para Crianças”

 

 

Quando: 10/10 (terça-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: Dizem que as crianças aprendem novas línguas com facilidade, não é mesmo? Pensando nisso, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu promove uma oficina para divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao público infantil de maneira lúdica. Durante a atividade, que integra o projeto “Sábado com Libras”, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Libras por meio de exercícios e jogos.

Público: Crianças a partir de 06 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Um Dia de Astronauta”

 

 

Quando: 11/10 (quarta-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: A oficina visa explorar o sonho de criança em se tornar um astronauta, discutindo sobre o treinamento e o cotidiano durante as missões espaciais, além de ilustrar as dificuldades enfrentadas pelos astronautas ao realizar tarefas simples no espaço.

Público: Crianças a partir de 08 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: 5° andar (Hall) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Cosmogonia Grega e Outras Histórias”

 

 

Quando: 12/10 (quinta-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: Esta atividade irá apresentar a história de origem do mundo e da humanidade a partir da cultura grega. Também serão contados os feitos de algumas deusas e deuses do Olimpo, de heróis e heroínas mortais, além de histórias dos Centauros, de Pegasus e de outras criaturas fantásticas do universo grego.

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: 3° andar (Instalação “Cosmogonias”) – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Crochetando Histórias”

 

 

Quando: 13/10 (sexta-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: A atividade buscará apresentar pontos básicos do crochê, por meio da leitura de padrões e imagens conhecidas com receitas de crochê. Ela acontece em diálogo com uma das instalações da exposição “Demasiado Humano”, que discute as variações linguísticas dentro do estado de Minas Gerais e algumas tradições mineiras de trabalho com malhas, fios e tecidos. A oficina mostrará a diversidade de criações que podem surgir através da técnica, aguçando a criatividade dos participantes.

Público: Todos os públicos, acima de 06 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Oficina “Garrafas Sensoriais  – Atividade para pessoas com T21”

 

 

Quando: 14/10 (sábado), às 14h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: Oficina voltada para pessoas com trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), em que os participantes irão criar suas próprias garrafas sensoriais. A atividade tem o objetivo de proporcionar um ambiente inclusivo e divertido para que pessoas com T21 possam se encontrar e interagir. Ao explorar diferentes elementos sensoriais, como cores, texturas e sons, os participantes estimulam os sentidos e exercitam a coordenação motora, por meio de uma experiência rica e envolvente. As garrafas sensoriais promovem o desenvolvimento motor e também podem ser usadas como uma estratégia de relaxamento, viabilizando momentos de calma e tranquilidade.

Público: Pessoas com trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), a partir de 07 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Observação do Eclipse Solar Parcial (Esplanada do Mineirão)

 

 

Quando: 14/10 (sábado), das 15h às 18h

Descrição: Junte-se à equipe de astronomia do Espaço do Conhecimento na Esplanada do Mineirão para observar, gratuitamente, a fascinante ocultação parcial do Sol pela Lua. Por meio de um telescópio com filtro especial, o público poderá observar o Sol de maneira segura e conhecer um pouco mais de sua dinâmica. A atividade é gratuita e depende das condições climáticas.

Público: Todos os públicos, acima de 06 anos

Duração aproximada: 3h

Onde: Esplanada do Mineirão – Av. Presidente Carlos Luz – São Luiz – Belo Horizonte

 


 

Visita mediada à exposição “Demasiado Humano”

 

 

Quando: 15/10 (domingo), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: A atividade convida os visitantes para uma experiência sensorial de conhecimento, junto aos mediadores do museu, pela exposição de longa duração “Demasiado Humano”. A visita abordará a origem do universo, o surgimento da vida na Terra, as visões de alguns povos sobre a origem da humanidade e outros temas expostos.

Público: Todos os públicos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 15 participantes

Onde: Exposição “Demasiado Humano” – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

Observação Noturna no Terraço Astronômico

 

 

  • A Observação Noturna acontece aos sábados, das 19h às 20h45. Retirada de 105 senhas a partir das 17h30.

Público: Crianças, jovens e adultos

Número de vagas: 105 senhas gratuitas, distribuídas no dia da atividade. A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.

Onde: 5° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Obs.: Atividade sujeita às condições climáticas.

 


 

Sessões de Planetário

 

 

Em uma experiência imersiva no Planetário do museu, os visitantes poderão conhecer mais sobre o mundo da astronomia. A programação, com ainda mais sessões ao longo da semana das crianças, pode ser acessada pelo site e os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente no cartão de débito. Esta é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.