07 de junho de 2024
O Espaço do Conhecimento UFMG torna público o resultado do concurso de registros audiovisuais “Olhares Metropolitanos”. As produções vencedoras serão veiculadas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, para o público que transita pela Praça da Liberdade, a partir do dia 08/06, e nas redes sociais do museu, em data oportuna. Os selecionados serão notificados pelo e-mail informado no formulário de inscrição.
O concurso recebeu 116 registros, enviados por 31 candidatos que residem na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em conformidade com o regulamento. As fotos e vídeos foram avaliadas por uma comissão composta por representantes da Diretoria e dos Núcleos de Comunicação e Design, Audiovisual e Expografia do museu, que distribuíram pontuações nas categorias de originalidade e criatividade (0 a 50 pontos), adequação à temática proposta (0 a 30 pontos) e domínio da técnica e estética (0 a 20 pontos). Os integrantes da comissão não tiveram contato com os dados de identificação, preservando-se o anonimato dos candidatos durante o processo de avaliação.
O Espaço do Conhecimento UFMG agradece a todos os inscritos que, por meio da arte e de suas fotos e vídeos, colaboram para registrar as diversidades, complexidades, prazeres e tensões da RMBH. Abaixo estão listados os 16 registros selecionados, em ordem alfabética:
Selecionados:
A cidade (BH) vista da janela de um muro (Oto Freire Gomide)
Amanhece Varginha Serra Azul (Dênio Mágno da Cunha)
Aquarela Mineira (Ana Luiza Batista dos Santos)
Belezas de Neves (Carla Jhenifer Morais Vieira)
Belo Horizonte (Yulli Roxenne Albuquerque)
Capela de Sant’Ana Sabará (Camila Piló Machado de Oliveira)
Cortejo bloco de carnaval (Anderson Santana Abade)
Fotos reais (Aline Carolina)
Futebol na Esplanada do Mineirão (Ricardo de Oliveira Correia)
Luzes Sobre Ipê (Maycon Teles de Oliveira – Tellus)
malandragem (Pedro Vinicius Ferreira Dos Santos)
O avião do trabalhador (Lucas Mendes Abdo)
Planos Horizontes (Átila Henrique Souza Silva)
Quem é você na multidão? (Adriana Cristina de Oliveira Souza Soares)
Sabará (Rogerio Hilel Argolo)
Travessa Niemeyer (Thais Ferreira Weick)
O concurso integra a programação complementar da exposição “MetropoliTRAMAS”, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG, que celebra os 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em 2023.
O regulamento completo está disponível em ufmg.br/espacodoconhecimento/olharesmetropolitanos/.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
Oficina “Evolução no Mundo Animal” (maio/2025)
Vaga de estágio – Núcleo de Comunicação e Design (2025)
Resultado do agendamento de visitas – maio a julho (2025)
Sábado com Libras: Profissões Sem Barreiras
Oficina “Vamos falar sobre Mariana?” (abril/2025)