Extensão no Percurso Acadêmico
A Formação em Extensão Universitária visa incluir, nos cursos de graduação, conteúdos relacionados às realidades regionais do país, em suas dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas, cumprindo as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que estabelece que 10% dos créditos exigidos para a integralização de cursos de graduação deverão ser obtidos por meio da participação dos alunos em programas ou projetos de extensão universitária.
As atividades de extensão são organizadas de maneira a se integrarem aos currículos de graduação facilitando o cômputo de créditos. Na UFMG, a formação existe desde 2015. Em 2019, novas diretrizes curriculares para a integralização de atividades curriculares de Formação em Extensão Universitária nos cursos de graduação da UFMG foram aprovadas pelo Cepe. Mais informações estão no site da Pró-reitoria de Extensão.
Extensão na Graduação
A integração da Extensão nos cursos de Graduação da UFMG segue as Diretrizes Curriculares Nacionais e as normas internas, consolidando a experiência prática e o aprendizado contextualizado.
Componente Curricular Obrigatório
A Extensão é uma dimensão obrigatória na matriz curricular, garantindo que o estudante desenvolva uma formação acadêmico-profissional-cidadã, conforme o Art. 3º das Normas Gerais da Extensão.
Integralização Curricular: A participação em atividades de extensão é indispensável para a formação. Os currículos de Graduação devem integrar, no mínimo, 10% da carga horária total do curso em atividades de extensão, segundo o Art. 3º da Resolução nº 10/2019.
Oportunidades de Experiência: Essa integração se dá por meio de diferentes modalidades:
I – projeto de extensão;
II – programa de extensão;
III – prestação de serviço;
IV – curso;
V – evento.
As modalidades de atividades de extensão poderão incluir, além das ações institucionais, as de natureza
governamental e não governamental, que atendam a políticas públicas municipais, estaduais e nacionais.
Normatização e Evolução na UFMG
A Formação em Extensão na UFMG já existe desde 2015. Com a evolução das políticas nacionais, novas diretrizes curriculares para a integralização de atividades de Formação em Extensão Universitária nos cursos de graduação da UFMG foram aprovadas pela Resolução CEPE 10/2019, consolidando o papel central da Extensão no percurso acadêmico.
O engajamento extensionista é fundamental para o desenvolvimento de competências além do saber técnico:
“A formação de estudantes, marcada e constituída pela experiência dos seus conhecimentos de forma contextualizada e conectada com as questões contemporâneas, valorizada e integrada às atividades acadêmicas curriculares, estimulando sua formação acadêmico-profissional-cidadã.” (Normas Gerais da Extensão, Art. 3º, II)
Formas de participar
Editais de fomento
Os Editais de Fomento representam as chamadas públicas que disponibilizam recursos financeiros e bolsas para o desenvolvimento de projetos e programas de Extensão. Nesta seção, você pode consultar as oportunidades internas e externas que viabilizam a sua participação em iniciativas extensionistas, garantindo apoio para a execução de ações que geram impacto e promovem a transformação social. Confira aqui os editais.
Oportunidades de Bolsas
São oferecidas diversas bolsas para projetos e programas de Extensão. Consulte as informações sobre bolsas institucionais e de agências de fomento que garantem o auxílio financeiro ao estudante e incentivam a sua participação ativa na aplicação do conhecimento em benefício da sociedade aqui.
Nas Normas Gerias da Extensão, estipula-se que, dos recursos alocados para o financiamento de bolsas acadêmicas de extensão, será destinado um percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) para programas de bolsas de ações afirmativas.
Participação voluntária
A participação voluntária é uma modalidade de envolvimento em projetos de Extensão. Ela permite que estudantes de Graduação se integrem às equipes de trabalho, cumprindo carga horária sob a orientação de um servidor, sem recebimento de bolsa. O principal benefício é a possibilidade de creditação curricular dessas horas, conforme a Resolução nº 10/2019. A indicação de voluntários é feita pelo coordenador da atividade no Sistema de Fomento. Consulte aqui as orientações.
Chamadas da PRAE
As Chamadas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) referem-se aos editais dos programas de apoio ao estudante. Acesse as oportunidades de bolsas de manutenção, auxílios moradia, alimentação e outras formas de suporte que visam garantir sua permanência e a plena participação nas atividades acadêmicas da Universidade aqui.
Extensão na Pós-graduação
Embora a obrigatoriedade dos 10% seja focada na Graduação, a Extensão é fortemente incentivada e integrada também nos Programas de Pós-graduação, aprofundando o impacto da pesquisa.
Articulação Pesquisa-Extensão
A Pós-graduação na UFMG tem promovido experiências exitosas na integração da Extensão. A articulação visa que os resultados de teses e dissertações se transformem em ações de impacto social e cheguem à comunidade de forma efetiva.
Estratégia de Impacto: Os Programas são estimulados a registrar suas ações de disseminação do conhecimento como atividades de Extensão, como cursos de aperfeiçoamento, eventos abertos e publicações acessíveis ao público.
Qualificação: A participação em ações de Extensão enriquece a formação do pesquisador, conferindo-lhe uma perspectiva social e ética mais apurada sobre o objeto de estudo.
Fomento à Formação
O Fomento à Formação em Extensão no âmbito da Pós-graduação (Formex) é uma iniciativa da Proex em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da UFMG.
O objetivo é apoiar a formação em extensão na pós-graduação por meio da concessão de bolsas a discentes de graduação e pós-graduação – nível mestrado e doutorado – que participam de programas, projetos e cursos de extensão.
Uma bolsa do Formex é destinada a estudante de pós-graduação e, outra, para estudante de graduação (PBEXT Ação Afirmativa), que deve ser assistido pela UFMG (níveis I, II e III) ou ter ingressado pelo sistema de cotas.