Filmes resgatam história do Festival de Inverno da UFMG

Um filme sobre os 50 anos do Festival de Inverno da UFMG, assinado pelo cineasta Rafael Conde, será lançado na noite de abertura do evento nesta sexta, 28, às 19h30, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.

Até a première, o público pode conferir dois filmes históricos, resgatados durante o processo de realização da obra: Ouro Preto Festival de 10 invernos, de José Américo Ribeiro e José Tavares de Barros, e 20 anos Festival de Inverno, de Silvino José de Castro. Os dois estão em exibição no programa Panorâmica, da TV UFMG (assista ao vídeo em destaque), que se propõe a divulgar e facilitar o acesso às produções audiovisuais realizadas pela Universidade. Um terceiro filme, 40 invernos, de Evandro Lemos, será exibido numa edição especial do programa, que estreia no dia 1º de agosto.

O filme 20 anos Festival de Inverno foi digitalizado pela Escola de Belas Artes, onde estava guardada uma das cópias disponíveis, em VHS. Os filmes Ouro Preto Festival de 10 invernos e 40 invernos estavam disponíveis somente numa edição especial em DVD.

O filme de José Américo Ribeiro e José Tavares de Barros traz imagens históricas da primeira década do festival e conta com a participação de artistas como Marco Antônio Guimarães, Álvaro Apocalypse e Sérgio Magnani.

Em 20 anos Festival de Inverno, de Silvino José de Castro, um dos destaques é a abertura com a pianista Berenice Menegale, além de testemunhos sobre as transformações do evento ao longo do tempo.

O documentário 40 invernos, por sua vez, traz à tona momentos marcantes, como as pressões sofridas durante o governo militar, que culminaram na prisão dos integrantes da companhia de teatro nova-iorquina Living Theater.

O Panorâmica apresenta ainda o making of de 40 invernos e uma seleção de vídeos realizados pelo projeto Ocupa TV UFMG, durante o 47º Festival de Inverno. O programa é transmitido pelo Canal Universitário (12 NET, 14 Oi TV):  terça e quinta, às 12h15; quarta e sexta, às 19h30; e  sábado, às 20h.