7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

Festival começa hoje no Centro Cultural com 'conversas' sobre física quântica e música

8 de fevereiro de 2013 · 5h52

Um dos pontos fortes da edição 2013 do Festival de Verão é a programação cultural, que tem início hoje, sexta-feira, dia 8, e contempla peças teatrais, filmes, palestra, bate-papo musical e show de música. Todas as atividades ocorrerão no Centro Cultural UFMG, inclusive a abertura, a partir das 20h, inicialmente prevista para o Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

O destaque inaugural é a palestra "Ousarei perturbar o universo?" – conversas entre física quântica e filosofia, da professora Patrícia Kauark-Leite, do Departamento de Filosofia da UFMG.

Física, mestre em filosofia e doutora em epistemologia, Patrícia Kauark fará, do ponto de vista filosófico, uma abordagem dos dilemas e das perspectivas que envolvem a física em função da física quântica.

Em seguida, às 21h15, está marcado um bate-papo musical com o artista Zé do Poço, poeta, músico, cineasta, pintor e "filósofo de plantão".

Teatro e duelo musical
No sábado, destaque para o espetáculo teatral Senhorita dos Aires, com a atriz portuguesa Mafalda Saloio, que aborda a importância e a beleza das coisas simples. A atriz também ministrará a oficina Ginástica do ator, focada no desenvolvimento de técnicas de criação e de improvisação cênica por meio do movimento, do gesto, da voz e do ritmo.

No domingo, um duelo de MCs e violeiros repentistas reforça o tom multidisciplinar das atividades.

Já na segunda-feira, o Festival recebe um espetáculo de teatro butô, que aborda a ancestralidade japonesa no Brasil. Por fim, na terça-feira, dia 12, o Centro Cultural abriga o baile carnavalesco que encerra o evento. "Será o momento para apresentação dos trabalhos produzidos durante o Festival", aponta Lúcia Castello Branco.

A entrada é gratuita para todos os espetáculos culturais do 7º Festival de Verão, limitada à capacidade dos espaços do Centro Cultural. O espetáculo Senhorita dos Aires, em especial, recebe 20 pessoas em cada uma das duas apresentações programadas. As senhas terão que ser retiradas na portaria do Centro Cultural uma hora antes da sessão.

Para conferir toda programação cultural do Festival de Verão, clique aqui.