7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

Oficina incentiva errância e conexão com as ruas

21 de janeiro de 2013 · 9h29

(Foto: Marcinha Mumu)
(Foto: Marcinha Mumu)

Transitar por todas as oficinas, pela cidade, improvisar e vadiar durante o carnaval é o que propõe a oficina Errante – Práticas do não-saber. A atividade, que acontece de 9 a 12 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, é gratuita.

"O objetivo é promover a errância, conectar o festival com a rua", afirma o professor Adriano Mattos, da Escola de Arquitetura da UFMG, um dos organizadores da oficina.

A atividade, que terá como QG o Centro Cultural UFMG, será realizada pelas ruas e praças de Belo Horizonte. Com foco na experimentação e no improviso, os participantes farão uma "colheita" da sucata pelas ruas da capital. A oficina terá como desdobramento o grito de carnaval, com a apresentação da colheita.

Os organizadores da oficina já iniciaram a coleta de materiais reutilizáveis nos prédios da UFMG. Eles são fotografados e organizados para serem reaproveitados nesta e em outras oficinas do festival, explica o professor Mattos.

Para participar da oficina, é necessário que os interessados não tenham problemas que exijam cuidados especiais.

Oficina Errante – Práticas do não-saber
Local: ruas e praças de Belo Horizonte, com o apoio de infraestrutura do Centro Cultural UFMG
Público: crianças e jovens na faixa etária de 8 a 13 anos, moradores de rua e crianças que vivem com suas famílias. 'Vadios' de 8 a 80 anos e participantes das outras oficinas do Festival de Verão.
Vagas: 50
Carga horária: 32 horas
Período: 9 a 12 de fevereiro
Horário: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h
Informações: (31) 3409-6411 e festivalveraoufmg@gmail.com