7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

Participantes vão refazer os processos de criação da identidade visual do Festival

1 de fevereiro de 2013 · 12h05
(Foto: Cedecom/UFMG) (Foto: Cedecom/UFMG)

A oficina Desvio de objetos, do 7º Festival de Verão - cujo tema é Vadiar é preciso, o resto é improviso -, é um exemplo de como os conceitos que dão nome ao festival - o improviso e o resto - podem ser trabalhados de forma criativa e serem aplicados onde menos se espera.

A oficina surgiu inspirada pelo trabalho da equipe de criação gráfica do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG na concepção da identidade visual do Festival, que se baseia em cinco objetos: espreguiçadeira, moto/bicicleta, jangada, câmera fotográfica e sorvete. Para que as fotos pudessem ser feitas, a equipe do Cedecom construiu esses objetos de verdade, a partir do resto de objetos e sucata recolhidos no próprio campus da universidade.

(Foto: Cedecom/UFMG) (Foto: Cedecom/UFMG)

"Transformamos sucatas em novos objetos e fizemos as fotos para a identidade visual do Festival. Como a aceitação foi muito grande quando apresentamos esse trabalho para a organização, surgiu a ideia de que oferecêssemos aos participantes uma oficina que tivesse o mesmo molde das atividades que executamos na criação das peças gráficas do evento", explica o coordenador de criação gráfica do Cedecom da UFMG, Marcelo Lustosa, que ministra a oficina.

"A nossa ideia é fazer na oficina algo semelhante ao que fizemos para a produção das peças. Vamos construir objetos a partir de sucatas e produzir pequenas cenas com eles, fotografando-os. A proposta é desviar esse resto, desviar essa sucata da sua concepção original, transformando-a em algo novo", afirma.

(Foto: Cedecom/UFMG) (Foto: Cedecom/UFMG)

Serão usados pedaços de guarda-chuvas, computadores, celulares, pilhas velhas e tudo mais que houver disponível. O material será desconstruído para se transformar em pequenas esculturas. "É uma brincadeira criativa de ver os objetos com outros olhos e de dar a eles novos significados", resume o coordenador da oficina.

As inscrições já estão abertas, custam R$ 20 e podem ser feitas no site da Fundep ou pessoalmente, em um dos postos de atendimento da Fundação. O pagamento do boleto pode ser feito em qualquer banco.

No clima do verão
O verão e os vários elementos que constituem o lazer das férias são os motes para a identidade visual do Festival. Os cinco objetos produzidos aparecem randomicamente na página principal deste site, dialogando com um background que se alterna em três tons voltados para o clima desta época do ano.

A abordagem do resto, por sua vez, ganhou ênfase a partir de um trabalho desenvolvido por uma fotógrafa do Centro Cultural UFMG, que produziu uma série de imagens das sucatas descartadas na região da unidade e da Escola de Engenharia da UFMG. Essas fotografias foram apresentadas aos organizadores da oficina, que sugeriram o trabalho de transformação.

A partir de então, surgiu a ideia do Festival, tematizado na reutilização de objetos descartados em todo o ambiente da universidade e do Centro Cultural.

Oficina Desvio de Objetos
Local: Centro Cultural UFMG – Avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação
Público: todos os públicos (crianças a partir de 8 anos de idade, jovens e adultos)
Período: 9 a 11 de fevereiro