7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

Sucatas ganham novos sentidos e aplicações

22 de janeiro de 2013 · 8h19
Arte Cinética Sonora

A transformação de sucatas, resíduos e materiais descartados em novas peças e objetos será trabalhada em algumas oficinas que compõem a programação do 7º Festival de Verão da UFMG. Uma delas é a oficina Arte Cinética Sonora (foto), que terá máquinas, geringonças, dispositivos, traquitanas e esculturas como novos produtos.

Com 20 vagas, a atividade é voltada para adultos e jovens a partir de 16 anos, estudantes de engenharia, artes visuais, música, arquitetura, letras, teatro e dança.

A coordenação é do professor Marcos Scarassatti, da Faculdade de Educação (FaE), e do aluno Pierre Souza Fonseca, da Escola de Belas-Artes (EBA). Compositor e artista sonoro, Scarassatti também trabalha com escultura e educação musical.

Já Pierre Souza é colaborador, desde 2010, da disciplina Processo Criativo e Empreendedorismo, na qual desenvolve experiências transdisciplinares entre alunos das artes Plásticas e das engenharias, no campo das esculturas cinéticas.

Segundo os organizadores, como material para a oficina, o aluno deverá levar, além de lápis, régua e papel para desenho, "tudo aquilo que sempre quis jogar fora, mas nunca teve coragem como refugos de materiais: madeira, metal, aparelhos eletrônicos, entre outros".

'Desvio de objetos'
Sabe aquele celular em desuso ou peças de computadores jogados em algum canto esquecido da sua casa? Todos esses objetos, que acabam tendo o lixo como destino final, podem ser reutilizados e convertidos em novas peças.

"A ideia é realizar uma oficina não profissionalizante, uma brincadeira criativa de ver os objetos com outros olhos e conferir a eles novos significados", resume o coordenador de criação gráfica do Centro de Comunicação da UFMG, Marcelo Lustosa.

Intitulada Desvio de objetos, a atividade procura, ainda, estimular a análise de seus formatos e características e, a partir desse processo, iniciar a desconstrução de sucatas eletrônicas e mecânicas.

A produção de colagens tridimensionais com o material coletado e a montagem de pequenas cenas são algumas das atividades que ocorrerão durante a oficina. Todos os trabalhos produzidos serão registrados em fotografias.

A oficina acontece nos dias 9,10 e 11 de fevereiro, das 14h30 às 18h30 no Centro Cultural da UFMG. Conta com 10 vagas e carga horária de 12 horas.

As inscrições custam R$ 20.

Exemplo de dispositivo que pode sair da oficina Desvio de objetos: novos sentidos (Foto: Cedecom/UFMG) Exemplo de dispositivo que pode sair da oficina Desvio de objetos: novos sentidos (Foto: Cedecom/UFMG)

Oficina Arte Cinética Sonora
Local: Centro Cultural UFMG
Valor da inscrição: R$20
Público-alvo: adultos e jovens a partir de 16 anos, estudantes de engenharia, artes visuais, música, arquitetura, letras, teatro e dança.
Carga horária: 32 horas
Período: 9 a 12 de fevereiro
Horários: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h
Informações: (31)3409-6411 e festivalveraoufmg@gmail.com

Oficina Desvio de Objetos
Local: Centro Cultural UFMG - Avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação
Público: todos os públicos (crianças a partir de 8 anos de idade, jovens e adultos).
Carga horária: 12 horas
Período: 9 a 11 de fevereiro
Horário: das 10h às 12h30
Informações: 3409-6411 e festivalveraoufmg@gmail.com
Material do aluno: equipamentos eletrônicos danificados, peças em desuso; sucata.