7º Festival de Verão da UFMG

Vadiar é preciso, o resto é improviso

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 - Centro
Carnaval 2013
8 a 12 de fevereiro

'Vadiagem' dialoga com o improviso na sétima edição do evento; inscrições abrem no dia 28

21 de janeiro de 2013 · 9h30

O Centro Cultural UFMG abriga, entre 8 e 12 de fevereiro, o 7º Festival de Verão da UFMG, com o tema Vadiar é preciso, o resto é improviso. A edição deste ano contempla 11 oficinas, distribuídas em quatro eixos: Ciências da Vida e Saúde; Humanidades, Letras e Artes; Ciências Exatas, da Terra e Tecnologias; e Projetos Especiais. Ao todo, serão abertas 301 vagas ao público a partir de 28 de janeiro.

O evento – que acontece durante o carnaval – também oferece uma vasta programação cultural, formada por peças teatrais, exibição de filmes, palestra, bate-papo musical, show de música e um grande baile de carnaval na terça-feira, dia 12.

O objetivo é proporcionar aos cidadãos de Belo Horizonte outra opção de lazer e de acesso à cultura. "Queremos levar aos participantes o conhecimento que se produz na Universidade, tendo o improviso como método e a sustentabilidade como meta", aponta a professora da Faculdade de Letras Lucia Castello Branco, que é coordenadora-geral do evento.

Valorizar o resto
A temática do evento busca estabelecer uma relação entre a improvisação e a "vadiagem", esta entendida em seu sentido mais lúdico – dialogando, ainda, com a questão da sustentabilidade. "Buscamos sublinhar aquilo que na sociedade atual se entende como 'resto': o excedente, o lixo, aquilo que a princípio é tido como sem serventia", explica a professora Lucia Castello Branco.

Segundo ela, o lema Vadiar é preciso, o resto é improviso surgiu em uma reunião para discutir ideias sobre o evento. "Chegamos à frase 'Navegar é preciso, viver não é preciso', na qual algumas pessoas leem o 'preciso' como 'necessário'. Porém, no sentido original, que remonta ao Império Romano, a expressão fala de precisão. Enfim, o ato de navegar pressupõe precisão, método, e a vida, ao contrário, é imprecisa", explica a professora.

A partir dessa ideia, chegou-se à frase-tema do evento, incorporando o termo 'resto'. "Ela oferece a noção de que o ato de vadiar é necessário e pode, ao mesmo tempo, deter precisão, e que o improviso e a vadiagem surgem no resto, ou seja, no que sobra desse processo", detalha Lucia Castelo Branco.

Ignorância
Ao tomar o improviso como método, a proposta da edição 2013 é radicalizar sua temática – algo que já vinha sendo desenvolvido desde a edição do ano passado – em direção a uma espécie de "ignorância", de "não saber". A intenção é que o improviso seja tão valorizado quanto o rigor científico para o avanço do conhecimento.

Nesse sentido, Lucia Castello Branco aponta que é possível operar com o improviso sem descartar a precisão e o rigor que os métodos exigem. "Mas também sem evitar os elementos do acaso, tão próprios ao exercício da criatividade", defende a professora.

As oficinas não exigem pré-requisitos. O público-alvo inclui estudantes, artistas, cientistas, curiosos, carnavalescos, crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e frequentadores do circuito da Praça da Estação.

Inscrições
As inscrições custam R$ 20 por oficina (a exceção é a Oficina errante - práticas do não saber, que é gratuita), e podem ser feitas no site da Fundep a partir de 28 de janeiro. Elas se estendem até a data de início de cada atividade ou quando se esgotarem as vagas.

O participante deve selecionar a atividade de seu interesse e imprimir o boleto para o pagamento, que pode ser feito em qualquer banco. Mas quem preferir pode realizar a inscrição pessoalmente, em um dos postos de atendimento da Fundação.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, na Praça da Estação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6411 {Durante o evento: (31) 3409-8278} e pelo email festivalveraoufmg@gmail.com. O apoio institucional é do Centro Cultural UFMG, do Espaço Tim UFMG do Conhecimento e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Confira as oficinas

Eixo Projetos Especiais

Arte cinética sonora
Professores: Marco Scarassatti e Pierre Souza Fonseca