Como a política brasileira recente tem explorado mecanismos teatrais para legitimar-se? O objetivo desta oficina é explorar cenicamente como o binômio teatralidade/performatividade foi utilizado nos episódios mais emblemáticos da história política recente do país. Em diálogo com o campo do teatro-documentário, os participantes irão explorar documentos diversos – objetos, áudios, vídeos e fotografias – para construir obras e/ou projetos de obras que funcionem como “dispositivos cênicos” sobre episódios da política brasileira contemporânea.

Professoras:
Julia Guimarães ‒ Pesquisadora, professora, crítica teatral e jornalista. É doutora em Artes Cênicas pela USP. Entre 2005 e 2007, foi professora de teatro na ONG Instituto Undio, onde dirigiu o espetáculo Putz – a menina que buscava o sol, vencedor do prêmio FETO – Festival Estudantil de Teatro nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção. Dirigiu e atuou na cena curta Fragmentos de um imaginário tropical, vencedora do 7º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto e fez assistência de direção da cena curta Av. Pindorama, 171, vencedora do 9º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.

Juliana Coelho ‒ Diretora, pesquisadora e professora, graduada em Teatro pela UFMG. É doutora e mestre em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes, pela Universidade Paris 8. Iniciou na direção audiovisual com o curta-metragem Barbara (2013), apresentado no 66º Festival de Cannes/Short Film Corner/França, no Festival Inverno de Ouro Preto, e na Péniche Cinéma em Paris. Entre 2010 e 2012, codirigiu o filme-espetáculo En Noir et Blanc, inspirado no cinema mudo burlesco, que recebeu o 2º Prêmio Nacional do CNOUS/França e o Prêmio de Melhor Espetáculo no Festival Nanterre Sur Scène.

Público-alvo: Interessados na temática. Não é necessário ter experiência nem
formação em arte.
Período: 3 a 6 de fevereiro | 14h às 17h
Vagas: 30
Local: Centro Cultural UFMG – sala 2
Classificação: a partir de 16 anos
Material do aluno: Roupas confortáveis e celular com câmera.
Inscrições: Gratuitas, até 2 de fevereiro, pelo www.sympla.com.br/festivadeveraoufmg