Os participantes são convidados a refletir sobre os conceitos de juventude e condição juvenil, especialmente juventude negra, a partir da problematização do conceito de raça na sociedade brasileira. Durante o encontro serão debatidas estratégias de enfrentamento ao racismo a partir da metodologia “ver, ouvir e registrar”. Oficina com interpretação em Libras.

Professores:
Symaira Nonato ‒ Pedagoga e doutora em Educação pelo programa Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG. Atualmente é pedagoga na Diretoria de Avaliação e Fomento da Extensão da UFMG.

Jorddana Almeida – Doutoranda e mestra em Educação pelo programa Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG. Possui Especialização em Psicologia Escolar e Educacional e graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Sabará.

Leonardo Caldeira – Sociólogo pela UFMG. Já atuou como professor de Sociologia na rede estadual de educação.

Luisa Nonato – Graduada em Geografia pela UFMG. Foi bolsista nos projetos “Estudos e Pesquisas em Juventudes” (2015), “Processos Educativos com Jovens de Ocupações Urbanas” (2016), “Curso de Agentes de Projetos Socioculturais” (2017), “Projeto Circuito Serra: transitando na quebrada” (2018) e “Educação Popular: reflexões sobre metodologias de trabalho com jovens” (2019).

Público-alvo: Jovens, estudantes de graduação (preferencialmente das licenciaturas) educadores de jovens, profissionais diversos que atuam com jovens, pesquisadores de juventudes, militantes e ativistas da juventude.
Período: 3 a 6 de fevereiro | 14h às 17h
Vagas: 25
Local: Centro Cultural UFMG – sala 5
Classificação: a partir de 17 anos
Material do aluno: Caderno/bloco para anotação e caneta.
Inscrições: Gratuitas, até 2 de fevereiro, pelo  www.sympla.com.br/festivadeveraoufmg