EVENTOS

Programação de abertura

Local: auditório do Conservatório UFMG

Av. Afonso Pena, 1.534 Centro

Dia 31 de janeiro

19h30 – Solenidade de abertura
20h – "Moda e Etiqueta: a arte de civilizar-se"
Palestra com Glória Kalil

Dia 1º de fevereiro

20h – “Nas palavras das canções”
Aula-show com José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski

Programação diária

Local: Escola de Arquitetura da UFMG

Rua Paraíba, 697 – Funcionários

Dia 2 de fevereiro

12h30 - Cine 0800 - ROMA, CIDADE ABERTA
Direção: Roberto Rossellini. Itália, 1945. 97 min, P&B.
Entre 1943 e 1944, Roma, sob a ocupação nazista, é declarada “cidade aberta”, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães. Filmado após a libertação da Itália, em locações nas ruas e com atores amadores, o filme é o marco inicial do movimento que ficou conhecido como neo-realismo italiano, sendo considerado pela crítica um dos maiores filmes da história do cinema.

19h – “Modinhas e Lundus do Brasil Colonial” - Concerto com  Música Figurata

Dia 3 de fevereiro

12h30 - Cine 0800 - A MORTE PASSOU POR PERTO
Direção: Stanley Kubrick. EUA, 1955. 67 min, P&B.
O segundo longa-metragem de Kubrick chamou a  atenção da crítica para o então jovem diretor que é considerado por muitos como o maior cineasta de todos os tempos. O filme se passa na cinzenta Nova York dos anos 50 e conta a história de um pugilista fracassado que se apaixona por sua vizinha, uma dançarina de um nightclub, cujo dono mafioso também é apaixonado pela garota e não está disposto a perdê-la. As cenas de luta de boxe serviram de inspiração para o clássico Touro Indomável, de Martin Scorcese.

19h – “Lançamento do CD Planos” - Patrícia Lobato e Renato Motha

Dia 4 de fevereiro

12h30 - Cine 0800- MANHATTAN
Direção: Woody Allen. EUA, 1979. 95 min, P&B.
O primeiro filme de Woody Allen em preto-e-branco conta a história de Isaac ( interpretado pelo próprio Allen) que tem uma namorada de dezessete anos, uma ex-esposa lésbica (interpretada  por Meryl Streep) que está escrevendo um livro escancarando o casamento deles. Mas quando ele encontra Mary ( Diane Keaton), a sexy e intelectual amante de seu melhor amigo, Isaac se apaixona perdidamente. O filme é considerado a obra-prima do diretor.

19h - “Histórias de Mulheres em Guimarães Rosa” - Narração: Grupo Tudo Era Uma Vez

Dia 5 de fevereiro

12h30 - Cine 0800 - DEPOIS DE HORAS
Direção: Martin Scorcese. EUA, 1985. 95 min.
Entediado e desanimado, Paul Hackett (Griffin Dunne) sai para um encontro tarde da noite e torna-se alvo de uma piada sem precedentes. Tudo por causa da sensual Marcy (Rosana Arquette), cujo telefone ele recebe num coffee-shop. O nova-iorquino Martin Scorcese lança um olhar de humor negro sobre sua cidade preferida nesse filme onírico que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1986.

19h - “Música Instrumental Brasileira” -  Célio Balona Quinteto

 

2008 © UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Desenvolvido pelo Núcleo Web