Normas de Submissão

Normas de submissão de trabalhos

O processo de submissão está encerrado. 

Não é necessário o envio prévio da apresentação dos trabalhos. 

Para receber o certificado de apresentação,  o autor precisa se inscrever no Congresso. 

II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino: o estudante como agente de mudanças em comunidade

Podem ser inscritos os seguintes tipos de trabalhos:

  • Ensaio
  • Relato de experiência
  • Resultado de pesquisa
  • Material didático (vídeo, site, software, livro, organização da disciplina no Moodle, outros)
  • Outro:

Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos tipos de trabalho acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta de um novo tipo de trabalho.

Os trabalhos serão submetidos de acordo com o Eixo Temático que o autor/a considerar mais pertinente:

EIXOS TEMÁTICOS:

1- Avaliação da aprendizagem

Tendências atuais nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.

2- Flexibilidade curricular

Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular inovadoras.

3- Recursos Educacionais

Construção e/ou apropriação de materiais diversos – vídeos, sites, livros, manuais, tutorais, softwares, curadoria e etc.

4- Metodologias de ensino-aprendizagem

Planejamento, planos e registros de ação pedagógica. Estratégias de ensino. Processos e produtos da prática docente.

5- Protagonismo do estudante

Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios, processos e produtos com foco na participação e envolvimento do aluno.

6- Tecnologias digitais

Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem.

7- Gamificação

Diferentes princípios de jogos na prática educativa do ensino superior.

8- Educação inclusiva

Inclusão no ensino superior de grupos historicamente excluídos: sexo, etnia, gênero, condição social, deficiência e etc.

Outros

Se o seu trabalho não se encaixa em nenhum dos eixos acima e você considera relevante a sua apresentação no Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.

FORMATO DO TEXTO (TRABALHO COMPLETO)

Sugestão de formato do texto para todos os tipos de trabalhos:

Resumo: até 150 palavras, apresentando brevemente o trabalho, seu referencial, metodologia e resultados.

Palavras-chave: até 5 palavras separadas por ponto.

Texto (introdução, referencial teórico, metodologia/descrição, análise/considerações).

Até 3000 palavras (aproximadamente, 10 páginas), incluindo as referências bibliográficas; Os textos devem ser enviados em formato de arquivo Word (.doc), BrOffice (.odt) ou .rtf, ; usar fonte Times New Roman, tamanho 12pt, parágrafo moderno (sem recuo de primeira linha e com espaçamento 1,5 entre parágrafos), alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Devem ser escritos de acordo com a norma culta e nova ortografia de Língua Portuguesa.

Além da  formatação indicada acima, os trabalhos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do autor.

NÃO DEVE HAVER IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES NO CORPO DO TRABALHO

O EIXO TEMÁTICO DEVE SER EXPLICITADO

PARA BAIXAR O TEMPLATE PARA OS TRABALHOS, ACESSE: 

Os trabalhos poderão ser enviados na plataforma junto a um vídeo de apresentação/divulgação com o seguinte formato:

Vídeo de apresentação/divulgação ou outros recursos audiovisuais de até 2 minutos. Podem conter imagens do(s) autor(es) e/ou imagens representativas do trabalho. O objetivo é de divulgação aos demais participantes. Grave em seu próprio celular e divulgue seu trabalho em 2 minutos!

Cada vídeo de divulgação deve ser postado pelos próprios autores no youtube ou Vimeo, sendo informado, no formulário de inscrição, apenas o link para acesso ao vídeo. Os links serão publicados no site do Congresso, para divulgação dos trabalhos entre os participantes. Formatos aceitos pelo youtube: mov, mpeg4, avi, wmv, mpegps, flv, gpp, webm.

FORMATO DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Socialização nos Grupos de Colaboração

Cada trabalho deverá ser apresentado em um Grupo de Colaboração (GC) de acordo com o eixo temático escolhido pelos autores. O GC tem como objetivo favorecer reflexões e ações  em torno das inovações pedagógicas no ensino de graduação, além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes na construção de uma rede colaborativa de práticas de ensino superior.

O formato da apresentação pode também ser variado, utilizando mídias eletrônicas, performances, pôsteres, cartazes, produtos do próprio trabalho, etc. Independente do formato, os trabalhos deverão ser socializados em no máximo 10 (dez) minutos.

PECHAKUCHA

PechaKucha 15×20 é um formato de apresentação simples, em que o autor mostra 15 imagens e cada uma é mostrada durante 20 segundos. As imagens avançam automaticamente e autor fala junto a elas, garantindo uma apresentação de 10 minutos.

A apresentação deve ser feita como se estivesse contando uma história. Nos slides de apresentação há a predominância de imagens (fotos e figuras). As palavras devem se limitar a palavras-chaves. Evita-se o uso de frases e citações, que se forem importantes devem ser datas pelo autor, mas não devem ser citadas no slide.

PÔSTER

Nesta categoria deve ser apresentado o pôster no seguinte formato:

O pôster deverá ter 1,20 m de altura por 0,90 m de largura e conter:

Títulos – Deve constar nomes dos autores suas respectivas instituições de origem e email.

Texto: Introdução / Objetivos / Metodologia / Resultados / Conclusões. Podem ser utilizados gráficos, imagens, tabelas, etc. O texto deverá ser lido por pelo menos 1,5m de distancia. Os pôsteres devem conter dados do evento (logomarca, local e data), dos autores (identificação, e-mail, instituição) e do trabalho (Título, eixo temático, textos e imagens). Os autores apresentarão os pôsteres nos Grupos de Colaboração. Junto ao pôster podem ser apresentados outros materiais, utilizando mídias eletrônicas, maquetes ou outros produtos do próprio trabalho, etc. A apresentação do pôster não poderá exceder a 5 minutos no Grupo de Colaboração.

Os pôsteres ficarão expostos em um saguão, logo após as apresentações no GC.

VÍDEO / ANIMAÇÃO

Nesta categoria, deve ser apresentado um vídeo ou animação de até 05 minutos que apresente o resultado do trabalho.

Os autores serão responsáveis por levar o arquivo do vídeo ou postá-lo no Youtube ou Vimeo e acessá-lo para apresentação no Grupo de Colaboração.

ILUSTRAÇÃO PLÁSTICA-MUSICAL

A ilustração plástica musical refere-se à forma artística de apresentar o resultado do trabalho, por meio de: esquetes, cenas, teatro, músicas, paródias, poesias e etc.

A apresentação deverá ocorrer em 5 minutos no Grupo de Colaboração. Os recursos necessários são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.

MIDIAS E/OU TECNOLOGIAS DIGITAIS

Neste formato procura-se incentivar que os autores apresentem os recursos que utilizam como suporte a seus cursos como páginas na web, redes sociais, páginas no Moodle ou LMS equivalente, blogs, etc.

Os produtos serão socializados nos Grupos de Colaboração em até 05 minutos.

Outras formas de apresentação

Editores de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)

Se você considera uma forma de apresentação diferente das citadas acima, selecione esta opção. O Comitê Científico irá avaliar a pertinência ou não da proposta.

 

 

2 comentários sobre “Normas de Submissão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *