O IEAT promoverá, no dia 24 de outubro, a mesa-redonda “Encontro de Saberes: promovendo a diversidade epistêmica“, às 10 horas, no auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG. O evento, integrante da Semana do Conhecimento da UFMG, contará com a participação de importantes lideranças e pesquisadores:

  • Patrícia Kauark Leite – Diretora do IEAT/UFMG
  • Joelson Ferreira de Oliveira – Líder da Teia dos Povos e do Assentamento Terra Vista em Arataca, Bahia
  • Makota Kidoialê – Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango
  • José Jorge de Carvalho – Professor da Universidade de Brasília
  • Djalma Aranã – Mestrando no PPG/Letras: Estudos Linguísticos da UFMG

 

O movimento do Encontro de Saberes, iniciado na UnB em 2010 e incorporado pela UFMG em 2014, marcou uma ruptura radical com o perfil de docente de ensino superior desde que as universidades foram fundadas há mais de mil anos atrás. Até agora, os catedráticos das várias áreas do conhecimento sempre ensinaram seus saberes com base em textos escritos, que são lidos e debatidos com os alunos. O Encontro de Saberes refunda esse modelo ao colocar também como catedráticos os mestres e mestras dos saberes tradicionais (indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, entre outros), que aprenderam pela oralidade plena nas suas comunidades e que agora ensinam seus saberes nas universidades também pelo mesmo sistema de transmissão oral.

Uma década após essa primeira ruptura, o IEAT da UFMG amplia essa refundação epistêmica não somente na docência, mas também na pesquisa. Ao abrir uma inédita e revolucionária Cátedra dos Saberes Tradicionais, ele outorga aos mestres e mestras a condição de pesquisadores científicos, colocando-os em igualdade de condições com os cientistas acadêmicos que ocupam as demais cátedras dessa prestigiosa instituição. A instalação da Cátedra dos Saberes Tradicionais no IEAT coloca a UFMG na vanguarda mundial da teoria transdisciplinar, que deverá migrar do modelo monoepistêmico de transdiciplinaridade vigente para um modelo pluriepistêmico, capaz de incorporar a rica polimatia e integralidade dos saberes dos mestres e mestras dos nossos povos tradicionais.

Dia: 24 de outubro de 2024
Horário: 10 horas
Local: A102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG
Inscrições pelo GES: https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/event/265/tickets