Integrantes do conselho consultivo da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica.
Foto: Fabio Amaral – IEAT/UFMG

No dia 3 de abril de 2025, a Comissão Gestora da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, realizou sua primeira reunião com os integrantes do Conselho Consultivo. Composto por pesquisadores com ampla trajetória nos estudos sobre educação e formação profissional de professores, o conselho terá papel estratégico no desenvolvimento das ações e reflexões da cátedra.

A abertura do encontro foi conduzida pela professora Patrícia Kauark, que contextualizou a criação das cátedras de longa duração no IEAT, iniciativa que busca consolidar espaços de produção de conhecimento com impacto social. Segundo ela, o trabalho desenvolvido na Cátedra Fundep Magda Soares insere-se em um ecossistema de pesquisa transdisciplinar, voltado à construção coletiva de respostas efetivas para desafios contemporâneos, como a qualificação da educação básica e a formação de professores.

Em seguida, a professora Maria José Flores, pró-reitora adjunta de Graduação da UFMG, compartilhou avanços recentes na formulação de uma política institucional voltada à formação docente na universidade. Ela ressaltou a importância da articulação entre diferentes setores da UFMG na consolidação desse projeto.

A reunião contou ainda com a participação do professor António Nóvoa, primeiro ocupante da Cátedra Fundep Magda Soares. Em sua fala, destacou o valor do compromisso institucional em torno da educação básica. Nóvoa compartilhou sua experiência como reitor da Universidade de Lisboa, entre 2006 e 2013, quando conduziu a fusão entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa. Segundo ele, foi necessário um movimento de convencimento e entendimento sobre os benefícios das mudanças que estavam por vir. Para ele, o mesmo ocorre com a educação básica e a formação de professores: é necessário que pessoas de diferentes posições e instâncias se envolvam diretamente, debatendo e trazendo novas ideias. Para ele, a vasta experiência dos integrantes do Conselho tem muito a agregar ao processo de investigação, tanto na reflexão sobre os principais desafios quanto na produção de soluções para os problemas que afetam a educação básica e a formação de professores.

Na etapa final do encontro, os membros do Conselho Consultivo tiveram a oportunidade de apresentar propostas e discutir os caminhos possíveis para os próximos ciclos de trabalho da Cátedra. O professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, coordenador da cátedra, avaliou positivamente a reunião e destacou o potencial do conselho no apoio às iniciativas da Cátedra Fundep Magda Soares. “A troca de ideias foi extremamente rica. Este encontro evidenciou a força do grupo e sua capacidade de contribuir para o avanço de ações concretas em prol da educação pública e da formação docente”, concluiu.