Coordenador: Maria Carolina da Silva Caldeira – Centro Pedagógico (CP) da UFMG
Composição da equipe:
Marcilaine Soares Inácio Gomes (CP/UFMG)
Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos (CP/UFMG)
Flavia Helena Pontes Carneiro (CP/UFMG)
Cecília Vieira do Nascimento (CP/UFMG)
Bruna D Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro (CP/UFMG)
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara (CP/UFMG)
Patrícia Barros Soares Batista (CP/UFMG)
Kelly Cristina Cândida de Souza (CP/UFMG)
Marlucy Alves Paraíso (FaE/UFMG)
Ruana Priscila da Silva Brito (CP/UFMG)
Bolsista de Iniciação Científica: Sophia Ribeiro Cardoso – Graduanda em Pedagogia/UFMG
Sobre o Círculo:
Objetivo:
Este círculo de pesquisa tem como objetivo geral analisar como professoras dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente do Centro Pedagógico da UFMG, constroem, desconstroem e reconstroem saberes em torno dos currículos desenvolvidos por elas, na articulação transdisciplinar de diferentes áreas de saber envolvidas no processo de alfabetização de crianças entre 5 e 9 anos matriculadas na instituição.
Objetivos específicos:
- Mapear currículos menores produzidos pelas docentes que articulem diferentes áreas de saber em uma perspectiva transdisciplinar, registrando as ações e potencialidades neles presentes.
- Identificar as estratégias utilizadas pelas professoras para trabalhar com as áreas do saber demandadas nos curriculos oficiais (como a BNCC) e os saberes que elas produzem para articular tais demandas aos seus currículos menores.
- Produzir materiais de divulgação científica na área da educação que auxiliem na formação docente inicial e continuada com base nas narrativas produzidas pelas docentes.
- Potencializar as ações formativas desenvolvidas no Centro Pedagógico, articulando-as a outras realizadas na UFMG e em outras redes de ensino públicas de Minas Gerais.
Ações:
- 1º Semestre de 2025 (abril a julho de 2025)
– Constituição da equipe da pesquisa (bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Voluntária; integração de mestrandas e doutorandas ao projeto; integração de outras professoras da escola em que será realizada a pesquisa);
– Discussão do projeto de pesquisa com a equipe.
– Realização de um grupo de discussão com a equipe da pesquisa, para realizar o mapeamento inicial das práticas curriculares desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento.
– Discussões teórico-metodológicas com a equipe da pesquisa, particularmente com a bolsista de Iniciação Científica.
– Participação da equipe da pesquisa no VI Congresso Brasileiro de Alfabetização. - 2º. Semestre de 2025 (agosto a dezembro de 2025)
– Produção das narrativas escritas pelas docentes.
– Realização de dois grupos de discussão com a equipe da pesquisa para analisar as narrativas e decidir de que maneira elas serão divulgadas.
– Produção de quatro episódios de um podcast de divulgação científica a partir de temáticas decididas pela equipe relacionadas aos desafios da docência na contemporaneidade.
– Participação na 42ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), para divulgação de resultados parciais da pesquisa.
– Participação em eventos da área da educação.
– Produção do relatório parcial da pesquisa. - 1º semestre de 2026 (janeiro a julho de 2026)
– Revisão das narrativas e adequação delas ao formato de capítulo de livro.
– Produção do livro com as narrativas construídas ao longo de 2025.
– Produção de um repositório de práticas educativas nas diferentes áreas do saber que envolvem o processo de alfabetização de crianças.
– Escrita do relatório final da pesquisa.
O Círculo de Pesquisa tem como meta viabilizar as seguintes produções acadêmicas:
– Relatório parcial de pesquisa;
– Relatório final da pesquisa;
– Participação, com apresentação de trabalho e publicação nos anais do evento, do VII Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), a ser realizado em 2025.
– Participação, com apresentação de trabalho e publicação nos anais do evento, da 42ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) a ser realizado em 2025.
– Produção de um livro com a temática “Alfabetização em diferentes áreas do saber, currículo e transdisciplinaridade”;
– Produção de pelo menos 2 artigos, a serem publicados em periódicos da área de educação.