Christian Schmid, do Insituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich)
Foto: Lafarge Holcim Foundation

O professor Christian Schmid, emérito de Sociologia no Departamento de Arquitetura do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, é o próximo convidado do programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Geógrafo e pesquisador urbano, o catedrático dedicará parte da sua estadia na universidade a uma agenda de atividades acadêmicas abertas ao público amplo, organizadas pelos professores da UFMG João Tonucci, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e Thiago Canettieri, da Escola de Arquitetura.

No dia 07 de outubro, Christian Schmid vai ministrar a Grande Conferência Vocabularies for an Urbanizing Planet: an Epistemological Reorientation a partir das 14h30, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. A conferência será ministrada em inglês, e contará com a participação da professora Heloisa Soares de Moura Costa, do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, como debatedora. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Even3.  Haverá emissão de certificados de participação.

Em sinopse enviada, Christian Schmid explica que o mundo urbano mudou fundamentalmente nas últimas décadas, com uma ampla gama de processos de urbanização que tem resultado em territórios urbanos complexos e muitas vezes surpreendentes. Segundo ele, essas novas estruturas têm perturbado as compreensões convencionais do espaço urbano, que precisa ser repensado criticamente, em diálogo com vários campos do conhecimento. Um exemplo das mudanças são padrões inovadores de urbanização extensiva que estão se cristalizando em áreas agrícolas, florestas tropicais e nos oceanos, provocando múltiplas lutas sociais e desafiando concepções herdadas do urbano como uma zona delimitada e um tipo de assentamento denso.

“Essa diversificação das formas urbanas exige uma visão diferenciada sobre as dinâmicas da urbanização. O desafio não é apenas analisar a infinidade de territórios urbanos, mas também os vários processos de urbanização que estão transformando esses territórios e gerando essas formas. Isso significa que as unidades espaciais de análise – convencionalmente baseadas em critérios demográficos, morfológicos ou administrativos – precisam ser reconsideradas” – explica Christian Schmid.

Na conferência, Christian Schmid pretende refletir sobre os processos de urbanização, que não se desenrolam simplesmente dentro de “contêineres” urbanos fixos ou estáveis, mas estão ativamente produzindo, desestabilizando e revolvendo os territórios urbanos, e gerando novas configurações urbanas. Para ele, a tarefa essencial é investigar as dinâmicas histórica e geograficamente específicas dos processos de urbanização. Para tanto, ele defende a necessidade de um novo vocabulário de urbanização que ajude a decifrar esses territórios urbanos em rápida mutação, de modo a facilitar discussões e entendimentos comuns sobre a urbanização.

Christian Schmid vai apresentar reflexões recentes sobre a epistemologia do urbano, elaborada por ele e por Neil Brenner, da Graduate School of Design, da Universidade de Harvard. Partindo da teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre, ambos desenvolveram o conceito de urbanização planetária como uma ferramenta para compreender melhor os padrões e caminhos contemporâneos da urbanização. Como explica Christian Schmid, essa perspectiva planetária inevitavelmente põe em questão posições e entendimentos familiares nos estudos urbanos, pois exige a descentralização da perspectiva analítica sobre a urbanização, a adoção de uma posição excêntrica na condução de análises cuidadosas no local. Para concluir, ele irá apresentar dados de uma pesquisa recente que explorou vários processos de urbanização e as lutas relacionadas em todo o planeta.

Já no dia 23 de outubro, das 14h30 às 17h, ele vai ministrar o Seminário Extended Urbanization and the Struggle, também no auditório 1 da Face. O evento, organizado pelo programa de pós-graduação em Economia (PPGE/Cedeplar) da UFMG, contará a presença do professor Roberto Monte-Mór (Cedeplar) como debatedor. O seminário, ministrado em inglês, é aberto ao público amplo e não exige inscrição.  

Sobre a convidado

Christian Schmid é geógrafo e pesquisador urbano. Ele é professor emérito de Sociologia no Departamento de Arquitetura do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zürich), na Suíça. Seu trabalho científico foca em urbanização planetária, análise urbana comparativa e teorias da urbanização e do espaço. Ele é membro fundador da Rede Internacional de Pesquisa e Ação Urbana (INURA). Ele escreveu uma abrangente reconstrução da teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre, publicada pela Edital Verso em 2022. Juntamente com os arquitetos Roger Diener, Jacques Herzog, Marcel Meili e Pierre de Meuron, ele é coautor do livro “Switzerland: An Urban Portrait” (2006), uma análise pioneira da urbanização extensiva. Ele também é coeditor de dois livros publicados recentemente sobre urbanização planetária: Vocabularies for an Urbanising Planet: Theory Building through Comparison (juntamente com Monika Streule), sobre processos de urbanização em oito grandes territórios metropolitanos; e “Extended Urbanisation: Tracing Planetary Struggles (juntamente com Milica Topalović), que apresenta estudos de caso em diferentes territórios de urbanização estendida em todo o globo. Ambos os livros estão disponíveis em acesso aberto na editora Birkhauser.