No dia 05 de dezembro de 2025 será inaugurada a Cátedra Saberes Tradicionais do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), uma iniciativa que dá continuidade ao trabalho de mais de três décadas que a UFMG desenvolve – em um diálogo simétrico – junto aos povos indígenas, afrodescendentes e demais populações tradicionais brasileiras. O evento é aberto ao público amplo e não exige inscrição.

A programação terá início às 9h, com um café de boas-vindas, preparado pela Cozinha das Tradições. Às 10h serão apresentados os cantos de abertura, com as participações de Kanatyo Pataxoop, cacique e professor da aldeia Muã Mimatxi, e Pai Ricardo de Moura, zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e ativista cultural afrodescendente em Belo Horizonte.

Na sequência, será realizada a mesa de abertura, com a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, da patrona da cátedra, a deputada federal Célia Xakriabá, da diretora do IEAT, Patrícia Kauark, e das lideranças Dona Liça Pataxoop, da aldeia Muã Mimatxi, e Makota Kidoialê, do quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, ambas integrantes da Comissão Gestora da Cátedra.

Após a mesa de abertura haverá a apresentação de cantos com as Mulheres Bordadeiras do Vale do Jequitinhonha.

Cátedra Saberes Tradicionais do IEAT/UFMG

A Cátedra Saberes Tradicionais busca reconhecer os saberes indígenas, afrodescendentes, quilombolas e das demais populações tradicionais brasileiras, acolhendo seus mestres e mestras como pesquisadores que contribuirão para a criação de uma universidade pluriepistêmica.