A recente popularização de modelos de Inteligências Artificiais Generativas e de suas aplicações (como o ChatGPT) reacendeu debates sobre as potencialidades, os riscos e os limites éticos da Inteligência Artificial. Nesse processo, aceleração tecnológica, interesses econômicos e imaginários sociotécnicos se combinam e trazem novos desafios para as pesquisas e para a Universidade.

Para aprofundar este debate, o IEAT vai promover no dia 24 de outubro o Encontro transdisciplinar Desafios transdisciplinares em tempos de Inteligência Artificial. O evento será no Auditório da Reitoria da UFMG, às 14h.

As inscrições devem ser feitas pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Haverá emissão de certificado para quem se inscrever e assinar a lista de presença no dia do evento.

Participam do debate os professores Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação, Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia, e Carlos d’Andréa, do Departamento de Comunicação Social.

Nesta mesa-redonda, os convidados vão refletir sobre temas como as aproximações entre psicanálise e Inteligência Artificial (podem máquinas aprender a sonhar?), o uso de tecnologias de propósito geral para discriminar ou empoderar cidadãos e as implicações socioambientais das “tecnosoluções” baseadas em Inteligência Artificial.

Promovido pelo IEAT, o Encontro integra a Semana do Conhecimento da UFMG, realizada de 23 a 27 de outubro, cujo tema é Desenvolvimento Sustentável e Democracia na era da Inteligência Artificial.