Data: 26 de novembro de 2008
Local:
 Auditório da COPEVE / Unidade Administrativa III

O Seminário A arte da memória e a memória do futuro teve início às 9h com a apresentação do tema Transtemporalidade proferida pelo Prof. Carlos Antônio Brandão, diretor do IEAT. O evento contou com a participação de professores de diferentes áreas. Ao final, o Prof. Carlos Antônio Brandão encerrou o seminário com o lançamento do livro Profissões do Futuro, fruto de uma investigação baseada nos desafios que competem ao homem do século XXI enfrentar.

9:20 – “O teatro da memória e a memória como retenção do discurso no século XV” – Profa. Maria do Céu (EBA / UFMG)

10:30 – “As machinas memoriales e as memórias como invenção do discurso” – Profa. Maria do Céu (EBA / UFMG)

11:20 – Debates – Prof. José Raimundo Maia Neto (IEAT / UFMG) (Ao final do vídeo “As machinas memoriales e as memórias como invenção do discurso” encontra-se o debate.)

14:00 – “As próteses da lembrança e o futuro da memória” – Prof. Virgílio Almeida (DCC – ICEx / UFMG)

14:50 – “Aspectos da ética prática e programas da Universidade de Oxford para o século XXI” – Primeira parte com a Profa. Telma Birchal e segunda parte com o Prof. Ivan Domingues

17:00 – Lançamento do livro “Profissões do Futuro” com o Prof. Carlos Antônio Brandão (IEAT / UFMG) (Ao final da segunda parte do vídeo “Aspectos da ética prática e programas da Universidade de Oxford para o século XXI” encontra-se a gravação do lançamento do livro.)